O que era biga na antiguidade?

Talvez você já tenha visto uma biga em filmes e manifestações artísticas que relatam histórias do período que ficou conhecido como Idade Antiga, mas…


Talvez você já tenha visto uma biga em filmes e manifestações artísticas que relatam histórias do período que ficou conhecido como Idade Antiga, mas o que é afinal? A biga era um importante recurso para combates que consiste em um modelo de carro de guerra com uma carroceria suportada por duas rodas onde os combatentes ficavam, e dois cavalos que puxavam.

O que era biga na antiguidade?

Foto: Reprodução

Começo e fim da utilização

O surgimento deste equipamento se deu por volta do ano 2000 a.C., no entanto, o ápice de sua aplicação prática, acredita-se que tenha se dado somente em torno de 1300 a.C. Este equipamento, inclusive, foi muito utilizado em uma batalha que ficou conhecida como a Batalha de Kadesh entre egípcios e o Império Hitita entre os séculos XIV e XIII a.C. Neste conflito, a utilização das bigas foi intensa, mas algum tempo depois, elas permaneceram em uso, mas não mais nas guerras, e sim nos jogos romanos – corridas – que foram populares até o século VI em Constantinopla.

Prós e contras

Utilizada em muitas parte do mundo antigo, as bigas somente tiveram esse sucesso e disseminação devido à invenção dos aros nas rodas. Isso gerava alívio e distribuição de peso, tornando a atividade mais tranquila e menos cansativa para os cavalos, quase sempre muito pequenos.

O uso em batalhas acabou por revolucionar as guerras, pois ajudava, principalmente em terrenos planos, a aumentar a capacidade de movimentação e deslocamento. Além disso, a necessidade do uso dos cavalos fez com que estes começassem a ser melhor tratados, melhor alimentados e com mais atenção para que fosse possível tornarem-se mais fortes.

Havia um fator contra a utilização, no entanto. Dependendo do terreno, o trajeto ficava mais cansativo para os cavalos, deixando a movimentação durante a guerra menos estável e intensa.

Essa atividade, por fim, tornou possível ainda o surgimento da cavalaria. A criação e utilização das bigas foi também inspiração para a criação, durante a Primeira Guerra Mundial, de veículos blindados que nada mais eram do que versões melhoradas e mecanizadas das bigas.


Reportar erro