O que foi o bloqueio continental?

Detalhes da estratégia de Napoleão na França, contra a Inglaterra: o bloqueio continental, que afetou Portugal, Brasil e outros países da Europa


A estratégia de Napoleão

O século XIX iniciou-se de maneira violenta. Nascidos da Revolução Francesa, vieram os temíveis conflitos que conhecemos como Guerras Napoleônicas, que assolaram o Ocidente de 1803 a 1815. Em 1806, o Reino Unido – principal apoiador e financiador das forças contrárias aos franceses – impôs um bloqueio naval nas costas da França e de seus aliados. Como Napoleão Bonaparte sabia que não possuía recursos para poder atacar a Grã-Bretanha diretamente, sua estratégia foi atacar a ilha comercialmente e ficou conhecida como Bloqueio Continental.

O que foi o bloqueio continental?

Mapa com detalhes do bloqueio continental. | Imagem: Reprodução

O Bloqueio proibiu os países europeus a realizarem qualquer comércio com o Império Britânico e obrigou todos os navios comerciantes que entravam ou saíam da Europa a passar por portos franceses para serem vistoriados. O objetivo era destruir a capacidade dos ingleses de realizarem comércio, essencial para manutenção do império. Sem o comércio, a economia inglesa colapsaria e o Reino Unido se tornaria um alvo fácil. Qualquer nação que se colocasse contrária seria atacada.

Consequências do bloqueio continental

Inicialmente, o ataque foi bastante efetivo, reduzindo as negociações britânicas entre 25% e 50%. Além de várias outras consequências:

  • Alguns países foram bastante beneficiados, como a Bélgica ou a Suíça e a região norte da França, que tiveram um grande aumento nos lucros devido à falta da concorrência britânica.
  • Alguns setores foram prejudicados, inclusive na França, como a indústria naval.
  • Portugal colocou-se contra a imposição de Napoleão. Com a ajuda dos ingleses, a família real transferiu-se para o Brasil.
  • Como retaliação, os franceses cruzaram a Espanha e invadiram Portugal. Com o apoio britânico, as populações dos dois países se revoltaram em um conflito conhecido como Guerra Peninsular. Napoleão colocou seu irmão no trono espanhol.
  • O Brasil viu seu destino mudado com a transferência da corte. Houve várias mudanças positivas e a necessidade inglesa por parceiros comerciais ajudou a desenvolver o comércio da colônia. Essas mudanças, somadas ao espírito de nacionalismo que se fortalecia, levaram à Independência do Brasil em 1822.
  • As colônias espanholas na América também foram influenciadas. Paralelamente às revoltas na Espanha, iniciaram-se movimentos contrários ao Rei que consideravam ilegítimo. Esses movimentos acabaram por desencadearem os processos de independência da maioria dos países latino-americanos.

Além disso, a Rússia, que inicialmente se aliou à França, acabou se prejudicando com o bloqueio e reiniciou o comércio com a Inglaterra em 1812. Isso levou as tropas napoleônicas a invadirem o território russo em uma campanha cujo fracasso mudou os rumos da guerra.

O Bloqueio Continental foi uma poderosa arma contra o Reino Unido, permitiu que a França se colocasse contra um poder militar que não seria capaz de enfrentar tradicionalmente, mas era praticamente impossível de ser mantido por muito tempo. Napoleão acabou sendo derrotado, não sem mudar os rumos da história.


Reportar erro