Questões sobre a origem da vida que podem cair no Enem

Existem, pelo menos, quatro teorias sobre a origem da vida. São elas: a abiogênese, biogênese, evolução química e a panspermia. Entenda melhor


Dentro do caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), tem-se o campo da biologia. Esta é a matéria responsável por desvendar os fenômenos relacionados aos organismos vivos.

Por esta razão, é possível que o Enem seja composto por questões que abordam a origem da vida na Terra e suas vertentes, bem como os processos científicos que levaram os estudiosos a criarem as principais teorias existentes, como a abiogênese, biogênese, evolução química e a panspermia.

Para ficar afiado e pronto para enfrentar questões sobre estes temas, acompanhe este artigo do Estudo Prático. Isto porque, além de explicar sobre o que realmente se trata tais teorias, o texto ainda traz exemplos de questões sobre os assuntos abordados no Enem e em outros vestibulares do Brasil.

Questões sobre a origem da vida que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

Teorias da origem da vida

Existem, pelo menos, quatro teorias sobre a origem da vida. Destas, duas são bem antigas e foram as primeiras a serem elaboradas pelos estudiosos, são elas a evolução química e a panspemia. No caso da primeira, a hipótese era de que a vida surge a partir da mistura de componentes inorgânicos que transformavam-se em orgânicos.

Já com relação a panspemia, as teorias são totalmente diferentes, pois nesta situação os defensores acreditam que a vida ocorre através da junção de diversas moléculas oriundas de corpos celestes, como os cometas.

As mais conhecidas, entretanto são a abiogênese e a biogênese. Uma é a contradição da outra, sendo que a última é a verdadeira teoria sobre como surgem a vida no Planeta. No caso da abiogênese, acreditava-se que a vida originava-se de uma geração espontânea. De acordo com os apoiadores desta hipótese, do lixo poderia surgir um rato ou de uma comida estragada moscas poderiam nascer.

Em contraposição a estas ideias, Francesco Redi, Spallanzani e Louis Pasteur, elaboraram a biogênese. Todos os três cientistas atuaram em épocas diferentes, mas os resultados de suas pesquisas contradizem a abiogênese, tendo em vista que a vida só pode existir através de uma outra preexistente.

Pra explicar a teoria, os cientistas utilizaram de pedaços de carne em vidros, onde um era coberto e outro não. Com o passar dos dias, o recipiente descoberto continha larvas e o outro não. Como resultado, foi observado que as larvas só surgiram devido a ação das moscas. Esta é a teoria aceita até os dias de hoje como a mais correta.

Questões sobre a origem da vida

01) (UFMG/2005) Observe esta figura:

Origem da Vida

É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve
a) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados.
b) à transformação dos grãos em lagartas.
c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.
d) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos.

2) (QUESTÃO DO ENEM 2012) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. 

Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) a vida se originou no planeta a partir de micro-organismos.
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.
d) seres vermiformes e micro-organismos são evolutivamente aparentados.
e) vermes e micro-organismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

3) (PUC-MG) Em uma experiência, Francesco Redi colocou em oito frascos de vidro um pedaço de carne. Quatro vidros tiveram sua abertura recoberta por um pedaço de gaze. Após alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que não continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas não apareceram.
Essa experiência ilustra o princípio da:
a) Teoria Celular.
b) biogênese.
c) sucessão ecológica.
d) origem da célula.
e) higiene.

Respostas

1) C

2) C

3) B


Reportar erro