Questões sobre a saúde humana exigidas na prova do Enem

As doenças são assuntos cobrados na prova do Enem sobre a saúde humana, por isso é preciso atenção a algumas delas


Quando vai chegando o final do ano, os jovens que estão prestes a fazer a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) vão intensificando os estudos para se darem bem nas quatro provas e na redação.

Entre as matérias que sempre caem no Enem estão Matemática e suas Tecnologias (matemática), Linguagens Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física), Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia).

Nesta última, porém, é muito comum encontrar questões que envolvam a saúde humana. Seguindo este sentido, nas 45 questões podem haver assuntos relacionados a doenças, formas de contágio e prevenção.

Questões sobre a saúde humana exigidas na prova do Enem

Foto: depositphotos

Temas mais abordados sobre saúde humana

Como já mencionado, quem deseja fazer um boa prova no Enem e garantir alguns pontos importantes nesta prova, é preciso focar em alguns temas que quase todo ano caem neste exame.

Um bom exemplo, é claro, são as doenças e tudo que envolve elas. Assim, é preciso atentar as mais mencionadas, são elas: dengue, diabetes, meningite, doença de Chagas, hepatite, gripe, malária, cólera, as DST’s e leishmaniose.

Desta maneira, é de extrema importância que os estudantes saibam como cada uma é transmitida, se por vírus ou bactérias; se existe tratamento para elas e qual é o mais indicado; os sintomas mais comuns destes problemas de saúde, tanto externos como internos.

Também qual a melhor solução de prevenção, se envolve restrição alimentar, vacinas, medicamentos ou até melhores condições de vida.

Questões sobre este tema

1. (Enem 2012) A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como:
Resultado de imagem para davis. J Garfield está de dieta
a) anemia.
b) beribéri.
c) diabetes.
d) escorbuto.
e) fenilcetonúria.

2. (FATEC) – Considerando-se os vários tipos de transmissão das doenças, foram feitas as seguintes afirmações:

I- São passíveis de transmissão pelo sangue as seguintes doenças: hepatite, doença de Chagas, malária e AIDS.
II- Hidrofobia (raiva), cólera e poliomielite são transmitidas por animais.
III- Gripe, meningite, gonorréia e amarelão podem ser transmitidas por gotículas de saliva eliminadas pela tosse e pelo espirro.
IV-Dengue, leishmaniose, mal de Chagas e malária são transmitidas por insetos vetores.
V- Sífilis, herpes genital e AIDS são transmissíveis apenas nas relações sexuais.

Pode-se concluir que:

a) todas as afirmações estão corretas.
b) todas as afirmações estão incorretas.
c) apenas as afirmações I, II, IV e V estão corretas.
d) apenas as afirmações I, III, e IV estão corretas.
e) apenas as afirmações I e IV estão corretas.
3. (Enem 2000) O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém- se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes.
O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, “quebrando-se” em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas.
A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida.
Com base nessas informações, pode-se concluir que:
a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.
b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.
c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.
d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.
e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.
Respostas:
1. C
2. E
3. D

Reportar erro