Saiba mais sobre o Holocausto e suas marcas na história

Foi após cerca de seis milhões de judeus serem perseguidos e assassinados que a palavra holocausto passou a ter um novo significado.


A palavra holocausto ganhou um novo significado depois da Segunda Guerra Mundial.

Originalmente ela se refere a qualquer tipo de massacre, mas foi após cerca de seis milhões de judeus serem perseguidos e assassinados que o holocausto passou a ter uma nova referência.

Após a crise que a Alemanha teve que enfrentar com a derrota da Primeira Guerra Mundial, todos ficaram emocionalmente mexidos.

Foi quando o líder Adolf Hitler conquistou o carisma da população com seu discurso de que o país precisava se reerguer.

Em 1934 os nazistas, liderados por Hitler, ascenderam ao poder. O discurso principal era de que os alemães eram uma raça superior e pura. E, para isso, os demais deveriam ser exterminados.

Saiba mais sobre o Holocausto

Foto: Pixabay

Essa perseguição foi motivada por questões antissemitas, que é o ódio e aversão contra judeus, que foram responsabilizados por Hitler e, consequentemente, toda a Alemanha pelas desgraças que estavam acontecendo no país na época e alegando que eles são uma “raça inferior”.

O maior número de pessoas mortas tinha origem judaica. Mas também foram perseguidos estrangeiros, ciganas, deficientes, comunistas, homossexuais, poloneses, povos de etnias eslavas, entre outros.

Essas pessoas eram colocadas em campos de concentração, onde eram usados como verdadeiros escravos até se esgotarem.

Os locais eram separados de acordo com os sexos e logo que chegavam, seus cabelos eram cortados, se uniformizavam e eram marcados com números que, a partir de então, serviriam como seus novos nomes.

Após não haver mais condição de sugar trabalho deles, os judeus e demais minorias eram exterminadas. Muitos deles morriam em câmaras de gás, sendo, logo sem seguida, cremados em centenas de fornos que tinha o intuito de “apagá-los” da história.

Muitas mulheres, além dos trabalhos que eram obrigadas a fazer, também serviam de escravas sexuais durante o regime.

Leia mais sobre crimes de estupro contra a mulher durante a segunda guerra

O holocausto é tido como um dos maiores atos de violência, perseguição, catástrofe e matança que a humanidade já presenciou, deixando dolorosas marcas na Alemanha e em todo o mundo e jamais serão apagadas.


Reportar erro