Saiba mais sobre Universidade de São Paulo (USP)

Conheça a história e a estrutura da Universidade de São Paulo, uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil


A Universidade de São Paulo (USP) é uma das universidades públicas mantidas pelo estado de São Paulo, ao lado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A USP é a maior universidade pública brasileira, a mais importante do país e da Ibero-América e uma das mais prestigiadas do mundo. De acordo com o relatório mundial de 2012, o SIR World Report da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na 11ª posição mundial entre as 3.290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas.

Além do bom desempenho em vários rankings internacionais, a USP obteve, pela segunda vez, o 1º lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), criado pelo jornal Folha de S. Paulo.

saiba-mais-sobre-universidade-de-sao-paulo-usp

Foto: reprodução/Wikipedia

História

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo surgiu da união da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) com as já existentes Escola Politécnica de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito e Faculdade de Farmácia e Odontologia.

Entre 1940 e 2007, ocorreu a criação de vários institutos e escolas na USP, incluindo o Instituto de Eletrotécnica e Energia, a Escola de Enfermagem, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a Escola de Engenharia de São Carlos, a incorporação do Instituto Oceanográfico, o Instituto de Estudos Brasileiro, o Museu de Arte e Arqueologia, a Escola de Comunicações Culturais, o Museu de Zoologia, o Hospital Universitário, dentre outras grandes conquistas que marcariam a história e o avanço de uma das mais importantes instituições de nível superior do Brasil.

Estrutura

O campus principal em São Paulo é denominado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7.443.770 metros quadrados. Atualmente, a USP é formada por 36 unidades de pesquisas e ensino, 24 das quais estão localizadas na cidade de São Paulo, cidade que também abriga a reitoria, um centro de práticas esportivas, quatro museus, dois hospitais, o Centro Universitário “Maria Antônia” e diversos órgãos especializados da universidade.

Os onze campi da USP estão distribuídos no estado de São Paulo: São Paulo (3), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos (2).

De acordo com dados do último anuário, a USP possui 86.187 alunos matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação; 5.434 docentes e 15.221 funcionários, em todas as funções.

Assim como as duas outras universidades estaduais paulistas – UNESP e Unicamp -, a USP é mantida, sobretudo, pela arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A universidade também recebe verbas de instituições de fomento à pesquisa e ao ensino superior, como a FAPESP e o CNPq.

A USP conta com 42 bibliotecas instaladas nos seus diversos campi que, juntas, formam um dos principais acervos bibliotecários do país. A Universidade de São Paulo possui ainda um rico conjunto de importantes museus e galerias de arte, tais como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Ciências, o Museu de Zoologia e o Museu Paulista (Museu do Ipiranga).

Cursos oferecidos

Atualmente, a USP oferece 229 cursos de graduação, que são classificados pela instituição em três grandes áreas: Humanidades, Ciências Biológicas e Ciências Exatas. A Universidade de São Paulo também oferece vagas em 229 cursos de pós-graduação.


Reportar erro