Teoria da Biogênese e Abiogênese

Por Camila Albuquerque

As teorias da origem da vida

A pergunta “Como surgiu a vida na Terra?” é, provavelmente, uma das mais feitas durante toda a existência do ser humano. E a resposta para ela nunca foi assim tão simples, pois de vez em quando, surgem novos fatores que modificam as teorias criadas até agora. Explicar o surgimento da vida na Terra foi por muito tempo um dos maiores desafios enfrentados pelos cientistas, que buscaram de várias formas defender suas teorias, realizando diversos experimentos que nem sempre correspondiam às expectativas. Existem duas teorias mais famosas, que por muito tempo brigaram entre si, pois são completamente opostas. A primeira delas é denominada Abiogênese e a segunda, Biogênese.

A teoria da Abiogênese

Há mais ou menos dois séculos atrás, o conhecimento do ser humano sobre os pequenos seres vivos que dividem um lugar na Terra conosco era quase nulo. Isso dificultava as conclusões geradas a partir de experimentos, pois os cientistas acabavam ignorando elementos que influenciavam a conclusão do experimento realizado, levando-os até erros que prevaleceram como “verdades” por séculos.

Muitos desses experimentos equivocados levaram à teoria da geração espontânea, que chegava ao absurdo de defender que ratos surgiam da lama ou que vermes brotavam das frutas. Jan Baptista van Helmont, por exemplo, era um médico que chegou a criar uma receita de como “fabricar” ratos. O que os defensores da abiogênese não compreendiam era que talvez os seres vivos que eles relatavam que surgiam espontaneamente na verdade só haviam sido atraídos para aquele local, fazendo com que eles achassem que a matéria sem vida havia originado todos eles. A queda da abiogênese começou quando outro médico, chamado Francesco Redi, realizou experimentos que permitiram a descoberta de que os vermes não brotavam de alimentos podres, na verdade, eles se originavam dos ovos depositados por moscas naqueles alimentos em estado de putrefação.

O experimento de Redi foi o impulso que culminou na derrubada da abiogênese, fortalecendo a teoria da biogênese.

E a teoria da Biogênese?

Teoria da Biogênese e Abiogênese - Louis Pasteur

Louis Pasteur | Imagem: Reprodução

O experimento realizado por Redi acabou influenciando cientistas como Louis Pasteur. O experimento realizado por Pasteur é, até hoje, usado como referência; nele, foram utilizados frascos de vidro com um gargalo que se assemelhava à um pescoço de cisne. Nos frascos havia um caldo nutritivo que foi fervido, tudo isso mantendo os gargalos fechados.  Durante alguns dias, Pasteur observou os frascos para se certificar de que organismos não brotariam dele. Então quebrou o gargalo dos frascos e viu o crescimento microbiano ocorrer neles, ou seja, alguém finalmente havia percebido que:

  • Os micro-organismos estavam por toda a parte, inclusive no ar.
  • Nada poderia surgir por geração espontânea.
  • A vida só pode surgir através de outro ser vivo.

A teoria da biogênese, portanto, defendia a origem dos seres vivos através de outro preexistente. Esta teoria é comprovada inúmeras vezes, logo, é a defendida pelos cientistas nos dias de hoje. A teoria da abiogênese nem sequer é mencionada em pesquisas sérias, pois não existe possibilidade alguma de ser verdadeira.