Univasf sedia I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco

Com o tema “Olhares e Práticas”, o evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposição


Fortalecer a discussão da produção fotográfica contemporânea nas suas diversas vertentes é um dos objetivos do I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco, que será realizado de 15 a 17 de setembro. Com o tema “Olhares e Práticas”, o evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é organizado pelo Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontecerá no Ateliê de Artes da Universidade, no Campus Juazeiro (BA).

Todos os interessados no tema podem se inscrever, por meio de formulário online, disponível no site do congresso. Para os que desejam participar dos workshops, é importante fazer a inscrição antecipadamente para garantir a vaga. Em breve, serão disponibilizadas no site as informações sobre os materiais necessários para a participação de alguns workshops. No dia do evento, às 16h, haverá inscrições para a programação geral e oficinas com vagas remanescentes. As inscrições são gratuitas. Cada inscrito terá direito a participar de um workshop, além de todas as atividades do evento.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples ou trabalho completo, conforme as normas de submissão, disponíveis no site do evento. A inscrição dos trabalhos será realizada até o dia 10 de setembro, exclusivamente, no site. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de setembro, aos autores dos trabalhos aceitos, através de e-mail.

Durante o congresso, será realizada uma exposição coletiva. Para participar, é necessário enviar três fotografias, tamanho 420 X 297 cm (A3) com resolução de 300dpi para o e-mail: cartesresidencia@gmail.com. O tema é livre. As fotos serão selecionadas por um conselho curatorial e serão impressas pelo congresso.

Univasf sedia I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco

Foto: Divulgação

No primeiro dia do evento, será realizada a recepção, a mesa de abertura e a palestra “Comunicação e Fotoetnografia”. Na ocasião, ainda será realizada a mesa-redonda “A fotografia de Euvaldo Macedo”. Durante todo o evento, serão ministrados os workshops “Ensaios Fotográficos com Pessoas”, “Bastidores da Fotografia de Família”, “Câmera Escura e Outras Experiências”, “Fotografia e poéticas contemporâneas” e a oficina de retratos “Desconstruindo Olhares para Construir Imagens”.

Ainda serão apresentadas as palestras “A obra de Nan Goldin sob uma perspectiva Apotropaica” e “Fotografia e Poesia”, além da mesa-redonda sobre fotografia de eventos esportivos. A programação completa e mais detalhada está disponível no site do congresso. Todos os participantes terão direito a certificado.

Para o professor do Colegiado de Artes Visuais e um dos organizadores do evento, Euriclésio Sodré, o congresso também tem o objetivo de proporcionar à comunidade em geral o acesso à arte da fotografia. “O evento abre espaço para a valorização da fotografia na região e traz a população para conhecer de perto o trabalho dos profissionais e pesquisadores da área”, ressalta.

*Do Portal da Univasf
Com adaptações


Reportar erro