Você sabia? As plantas podem enxergar

Todos os vegetais têm a capacidade de detectar a luz, diferenciando a luz da sombra e reagindo a elas de alguma forma


Pode até parecer papo de maluco, mas, você sabia que as plantas podem “enxergar”? Claro que, para fazermos esta afirmação, devemos abstrair a ideia da visão do modo como a conhecemos, e considerar que as plantas têm a capacidade de perceber a luz e a sombra, reagindo a elas de alguma forma.

Desta maneira, podemos compreender melhor a ideia de que as plantas podem “ver”. Existem muitas diferenças entre a visão das plantas e a dos animais, pois as plantinhas não formam imagens detalhadas, mas conseguem diferenciar comprimentos de onda como o UV ou infravermelho.

Experimentos demonstram a reação das plantas à luz

Vários estudos foram feitos para tentar demonstrar a reação das plantas à luz. Um deles foi conduzido por Charles Darwin.

voce-sabia-as-plantas-podem-enxergar

Foto: depositphotos

O importante naturalista britânico deixou uma planta de alpiste em um quarto escuro com apenas uma vela acesa, e pôde observar que o alpiste crescia se dobrando em direção à fonte de luz. De alguma maneira, Darwin acreditava que o “olho” das plantas estaria localizado na ponta delas.

Darwin resolveu fazer mais um experimento: cortou o topo da planta para ver o que acontecia e, com isso, notou que a planta perdia a capacidade de buscar a luz. No entanto, a perda da sensibilidade pode ser decorrente de algum dano no vegetal, provocado pela manipulação inapropriada.

Por conta disso, o cientista realizou outros experimentos, que confirmaram a ideia de que o topo das plantas é capaz de “ver” a luz.

Como as plantas “enxergam”?

As plantas possuem os seus próprios fotorreceptores que percebem a luz e repassam a informação para outras partes do vegetal.

Vamos comparar a visão das plantas com a nossa: nós, seres humanos, enxergamos a luz que está na faixa de 400 a 700 nanômetros, enquanto os vegetais “enxergam” na faixa de 300 a 750 nanômetros. Outra diferença é que os humanos contam com cinco fotorreceptores diferentes, enquanto as plantas têm pelo menos 13.

Além disso, os fotorreceptores humanos estão apenas nos olhos, enquanto os das plantas se encontram em todas as células. Os vegetais utilizam a “visão” para obter alimento, crescer e florescer.


Reportar erro