Zootecnia

Existe entre diversas ciências, uma que é responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento das potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, buscando incrementar sua produção como…


Existe entre diversas ciências, uma que é responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento das potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, buscando incrementar sua produção como fonte alimentar, por exemplo, que recebe o nome de Zootecnia. O profissional habilitado para atuar nessa área é conhecido como zootecnista, que pode atuar em diversas áreas. A Zootecnia pode ser definida como produção animal Stricto Sensu, cujo principal objetivo é “produzir ao máximo, no menor tempo, visando o maior lucro, tendo em conta o bem estar animal”.

Zootecnia

Foto: Reprodução

O profissional

O profissional de zootecnia, citado acima, é conhecido como zootecnista. Entre suas atividades, estão o estudo dos processos e regimes de criação, o melhoramento genético, a seleção de animais para reprodução e de técnicas a serem utilizadas, avaliação das necessidades nutricionais e das instalações, além das condições de higiene, supervisão dos processos de vacinação, medicação e reprodução. O zootecnista pode acompanhar ainda os trabalhos administrativos e os investimentos, gastos, compras e vendas de animais, organização e planejamento estrutural e de qualidade da fazenda. Além disso, pode fazer pesquisas quanto ao melhoramento genético e alimentar dos animais, além do aperfeiçoamento dos sistemas de abate e armazenagem.

Zootecnia geral

A zootecnia geral é uma vertente fundamentadora da zootecnia, reunindo as teorias e os princípios. Nesse segmento, são estudados o homem, sua economia, saúde e bem estar, além de sua relação com o meio ambiente e com os animais e vegetais. A zootecnia geral é estudada principalmente nas disciplinas climatologia, solos e adubos, além de dinâmica de populações, o conhecimento também é complementado por meio das disciplinas de anatomia, fisiologia, genética, nutrição, higiene e profilaxia, etologia e muitas outras que preparam o profissional para realizar melhorias genéticas que buscam a excelência da produção animal.

Zootecnia especial (ou específica)

Nessa área, estuda-se a criação de cada uma das espécies de animais considerados domésticos como a bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura, equinocultura, caprinocultura, apicultura, entre outras.

O mercado de trabalho

Manter o país em bom patamar dentro das exportações de produtos de origem animal é possível desde que estes tenham qualidade garantida ao longo de toda sua cadeia produtiva. É importante que o profissional tenha conhecimento dos aspectos técnicos da pecuária, além de uma visão administrativa para entrar nesse mercado de trabalho.  É possível, dentro da área, trabalhar em empresas agropecuárias, cooperativas rurais, indústrias de alimentação animal, laticínios, frigoríficos, empresas de pesquisa, universidades e zoológicos. A especialização relacionada à nutrição e produção animal tem maior demanda, sendo as criações de suínos, gado de corte e leite, e frangos de corte e postura as que mais empregam atualmente.


Reportar erro