Conheça a Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

A Universidade do Estado do Mato Grosso, a UNEMAT, nasceu em 1978. Ela percorreu um longo caminho até ser declarada como universidade autônoma e vinculada ao Governo Estadual.

Atualmente, a entidade possui 13 campus, 18 polos de ensino à distância e 13 núcleos pedagógicos. Além disso, mais de 20 alunos estão matriculados na instituição que conta com 60 formações presenciais, seis doutorados e dezesseis mestrados.

Desde 2001, a Universidade do Estado do Mato Grosso também oferece cursos de ensino à distância de Pedagogia e Educação Infantil. A ideia é oferecer essas formações especificamente a professores. Para os outros interessados, a UNEMAT criou mais seis pólos de ensino à distância.

Conheça a Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Foto: Reprodução/UNEMAT

Cursos da Universidade do Estado do Mato Grosso

Campus de Alta Floresta: Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Florestal e Jornalismo.

Campus de Alto Araguaia: Ciência da Computação, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Letras.

Campus de Barra do Bugres: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Matemática.

Campus de Cáceres: Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia.

Campus de Colíder: Computação e Geografia.

Campus de Diamantino: Administração, Direito, Educação Física e Enfermagem.

Campus de Juara: Pedagogia e Administração.

Campus de Luciara: Curso de Química, Curso de Letras, Curso de Matemática e CEAD.

Campus de Nova Mutum: Administração, Agronomia e Ciências Contábeis.

Campus de Nova Xavantina: Agronomia, Ciências Biológicas, Turismo e Engenharia Civil.

Campus de Pontes e Lacerda: Direito, Letras e Zootecnia.

Campus de Sinop: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Letras, Matemática e Pedagogia.

Campus de Tangará da Serra: Administração em Agronegócios, Administração em Empreendedorismo, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Enfermagem e Letras.

Curiosidades sobre a Universidade do Estado do Mato Grosso

Dois projetos da Universidade do Estado do Mato Grosso se destacam pela sua inovação. O primeiro é baseado na realidade da região que conta com a presença de muitos povos. Por isso, atualmente, são oferecidos cursos de licenciaturas para mais de 30 etnias. As formações são ofertadas pela Diretoria de Educação Indígena.

Outra iniciativa que se diferencia dos demais centros de ensino superior é o Programa Parcelas. Por meio dele é possível que professores complementem suas formações de forma parcelada ou contínua, de acordo com a demanda de tempo dos docentes.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.