, ,

Já ouviu falar que as plantas veem, ouvem e cheiram? Entenda

Que as plantas são seres vivos, isso todo mundo já sabe. Mas assim como os humanos e diversos outros animais, elas também podem ver, ouvir, lutar por território e até tentar se livrar de predadores.

A cientista de plantas da Universidade de Lyon, Oliver Hamant, contou em uma entrevista divulgada pela BBC Earth que para ver a planta se comportando como um animal, basta fazer um filme rápido de uma planta que cresce.

As plantas se movem com algum tipo de finalidade, o que quer dizer que elas estão cientes do que está acontecendo ao seu redor. “Para responder corretamente, as plantas também precisam de dispositivos de detecção sofisticados ajustados a condições variadas”, contou para o portal o professor na Divisão de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri em Columbia, Jack C Schultz.

Já ouviu falar que as plantas vêem, ouvem e cheiram? Entenda

Foto: depositphotos

Desde a década de 70 existe um estudo da percepção da planta. Com o passar do tempo, tem aumentado a investigação sobre os sentidos delas, porque os cientistas querem ir além de mostrar que as plantas também têm sentimentos; querem questionar o motivo disso.

Os colegas cientistas de Schultz, Enter Heidi Appel e Rex Cocroft, estão pesquisando a verdade sobre a audição da planta.

“A principal contribuição de nosso trabalho tem sido fornecer uma razão de por que as plantas são afetadas pelo som. Uma sinfonia de Beethoven é de pouca importância para uma planta, mas a abordagem de uma lagarta faminta é outra história”, diz Appel.

Nos estudos, os cientistas descobriram que, quando as plantas sentem e ouvem os ruídos que as lagartas produzem, elas inundas as suas folhas com defesas químicas com a intenção de afastar os atacantes. “Nós mostramos que as plantas responderam a um” som “ecologicamente relevante com uma resposta ecologicamente relevante”, diz Cocroft.

Já a cientista do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, Consuelo de Moraes, descobriu que mais além do que ser capaz de ouvir quando os insetos se aproximam, as plantas também são capazes de “cheirá-los”.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.