,

Estudo mostra que mosquitos têm preferência por um tipo sanguíneo específico

Um estudo publicado em 2004 no Jornal de Entomologia Médica indica que os mosquitos têm preferência,sim, por determinado tipo sangue

Se tem uma coisa que irrita a todos nós são pequenos insetos que aparecem em momentos ou lugares nem um pouco convenientes, como é o caso das formigas e o seu eterno amor por nossos potes de açúcar nas cozinhas de nossas casas, ou mosquitos, que além de sugarem nosso sangue provocando muitas coceiras no local da picada, se em grande grupo, fazem um som que deixa até os mais cansados sem conseguirem dormir.

Os pernilongos são insetos voadores da família Culicidae que são conhecidos por serem animais hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. O que muitos não sabem é que apenas as fêmeas dessa espécie se alimentam de sangue, já que precisam de nutrientes, como ferro e proteínas, para servir como suplemento para que ela possa pôr os seus ovos.

A base alimentar de mosquitos tanto machos, como fêmeas, se dá através do consumo de seiva ou néctar de vegetais.

Estudo mostra que mosquitos têm preferência por um tipo sanguíneo especifico

Foto: depositphotos

Mosquito prefere um sangue específico?

Como já é de nosso conhecimento, os seres humanos pertencem ao grupo dos onívoros, que são seres vivos que se alimentam basicamente de tudo. Por termos acesso a uma grande variedade de alimentos é normal que cada um tenha suas preferências sobre o que gosta ou não de comer.

Apesar de ter uma alimentação um pouco mais restrita, será que animais, como o mosquito, possuem preferências? Será que eles preferem um tipo específico de sangue?

Estudo

Segundo um estudo publicado no Journal of Medical Entomology em 2004, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Controle de Pestes de Chiba, que fica no Japão, descobriram a preferência dos mosquitos.

Para chegar a essa conclusão, foram feitos diversos testes com 64 voluntários, onde eles precisavam enfiar suas mãos em uma espécie de aquário com 35 pernilongos. O objetivo dos cientistas era observar a quantidade de mosquitos que pousariam nos membros das pessoas, a velocidade na qual fariam isso e comparariam esses dados com os tipos sanguíneos de cada voluntário.

Se você já começou a se coçar só de imaginar vários mosquitos pousando em você, saiba que os insetos usados para os testes não eram capazes de picar, já que os seus Probóscides, órgão que lembra uma tromba e que eles usam para se alimentar, foram amputados.

Resultado

O resultado mostrou que os mosquitos preferiram posar naqueles que tinham o tipo sanguíneo O, seguido pelo tipo B, AB e A. Isso acontece porque os tipos sanguíneos, especialmente aqueles com o fenótipo secretor, eliminam antígenos, que são moléculas capazes de reagir à anticorpos, pelas mucosas, o que fazem com que as pessoas de um determinado tipo sanguíneo tenham um cheiro mais atraente para os insetos. 

Outros fatores

Há várias outras causas que fazem algumas pessoas parecerem verdadeiros imãs de mosquitos, como por exemplo temperaturas corporais mais altas, que geralmente ocorrem em pessoas que estão fazendo exercícios físicos. Outro fator que atrai mosquitos são as bactérias, então para evitar picadas que coçam incessantemente é indicado manter o corpo limpo.