10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber

O frio pode interferir na vida e saúde do ser humano, no desenvolvimento das plantas e até na conservação de alimentos e deterioração de objetos


Amado por uns, detestado por outros, o frio é uma condição térmica que pode gerar muitas consequências, sejam elas boas ou ruins. Ele pode interferir na vida e saúde do ser humano, no desenvolvimento das plantas e até na conservação de alimentos e deterioração de objetos.

Para conhecer um pouco mais sobre essa condição, preste atenção em 10 curiosidades que serão apresentadas a seguir. Elas poderão ajudar você a entender melhor o frio e conhecer formas diferentes de como aproveitar as suas vantagens e se precaver quanto as suas desvantagens.

Curiosidades

Antes de começar, é importante que você não generalize o frio como algo apenas climático. Amplie o leque de entendimento para tudo que está ligado a sensação que você sente no corpo, no toque e também no sentido de vê-lo.

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber

Foto: depositphotos

Temperaturas negativas

Você já parou para se perguntar qual a menor temperatura já registrada? No mundo ela foi sentida na estação de pesquisa na Antártida, em 1983, quando os termômetros marcaram 89,2 graus Celsius negativos. Já no Brasil, o recorde foi de 17 graus Celsius negativos, registrados em 1996 na cidade de Urubici, Santa Catarina.

A neve

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber - Neve

Foto: depositphotos

Conhecida pela cor que imprime aos cenários, a neve faz parte de um fenômeno meteorológico que não é registrado em todos os continentes. Ela se forma a partir do vapor de água que, em grandes altitudes, passa para o estado sólido, transformando-se em cristais de gelo. A neve também pode se formar quando a temperatura perto do solo é baixa e a chuva se transforma em cristais de gelo quando se aproxima dele.

Porque seu corpo treme com as baixas temperaturas

Para superar o frio, o corpo possui alguns mecanismos que geram calor. Isso começa a partir da resposta que as células da pele enviam através do sistema nervoso. O simples fato de tremer, que parece uma reação normal para o frio é, na verdade, uma forma de ativar a circulação, aumentando a produção de calor. Já os pelos arrepiados formam uma camada de ar perto da pele, preservando a calor.

Moda no frio

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber - Roupas escuras

Foto: depositphotos

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as cores que tem o poder de atrair ou refletir o calor. Pois bem, as cores escuras, tais como o preto e azul marinho absorvem os raios solares enquanto as cores claras os refletem. Sendo assim, para enfrentar os dias de frio, opte pelas cores escuras.

Doenças do frio

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber - Resfriados

Foto: depositphotos

Com a chegada das baixas temperaturas, um dos sinais mais visíveis, em relação ao corpo, diz respeito ao aparecimento de algumas doenças. O sistema respiratório é uma das partes que mais sofre com isso. Entre as doenças que estão relacionadas a queda das temperaturas estão: gripes, resfriados, otites, sinusites e bronquites.

Plantas sentem frio?

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber

Foto: depositphotos

Diferente dos humanos, as plantas não sentem frio. Porém, em regiões onde o inverno é rigoroso, algumas delas ficam com as folhas cobertas de neve. Isso acaba funcionando como um isolante térmico. Em determinadas espécies, o frio intenso ainda pode congelar a seiva que circula no seu interior, impedindo que os nutrientes circulem.

Lagos congelados

A temperatura que a água congela é zero grau. Nas regiões de temperaturas baixas, alguns mananciais congelam na superfície e na parte que fica submersa, não. Você sabe o porquê do lago não congelar por inteiro? Isso acontece porque o gelo acaba formando uma camada de proteção térmica, impedindo que a água congele por inteiro.

Sobre os oceanos

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber

Foto: depositphotos

A água doce congela a zero grau, porém, com a água salgada, isso acontece com temperatura mais baixa. Essa é a explicação para que em lugares de baixas temperaturas, como o Polo Norte e o Sul, apenas parte dos oceanos apresentam finas camadas de gelo.

Temperatura suportada pelo homem

Nos dias frios, certamente você já se deparou com alguém com roupas que parecia não condizer com a real temperatura. A capacidade de aguentar baixas temperaturas varia de organismo para organismo. Daí também passa a valer situações de treinamento, que condicionam o corpo a aguentar baixas temperaturas e o tempo de exposição. Para o pesquisador John Castellani, do Instituto de Pesquisa do Exército dos EUA, a -27°C, a possibilidade de congelamento da pele começa a ser mais real.

Mulher sente mais frio que o homem?

10 curiosidades sobre o frio que você não pode deixar de saber

Foto: depositphotos

A resposta para essa pergunta é “sim”, as mulheres sentem mais frio que os homens. Isso pode ser explicado a partir da taxa metabólica média e do calor do corpo de cada indivíduo. Além do mais, a proporção de massa corporal, maior nos homens, também interfere na sensação de frio, seja ao ar livre ou em ambientes com ar-condicionado.


Informar erro