A origem do Dia das Bruxas (Halloween)

O Halloween, ao contrário do que muitos pensam, não é um movimento norte-americano. A festa surgiu no Reino Unido e se espalhou pelo mundo


Quando se fala em Halloween logo vem a cabeça doces, travessuras, fantasias aterrorizantes, abóboras assustadoras etc.

Mas, a verdade é que estas características são recentes na história deste movimento e surgiram junto com a modernidade e com os aspectos culturais dos Estados Unidos.

Além disso, outra grande crença é que este dia surgiu através dos norte-americanos, porém trata-se de uma celebração de raízes inglesas, mas que se popularizou por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Origem do Halloween

A origem do Dia das Bruxas (Halloween)

Foto: depositphotos

A palavra deste movimento deriva de “All Hallows’ Eve”, que significa véspera do dia dos santos, data celebrada no dia 1 de novembro. Porém, a sua origem tem relação com o festival celta de Samhain, que celebra o fim de verão e a abundância da colheita.

O evento de duração de três dias, começava no dia 31 de outubro e era tido como uma forma de homenagear o rei dos mortos. Uma das características principais era a fogueira usada na comemoração.

A partir de então as fogueiras tomaram uma proporção maior dentro da sociedade e passaram a ser utilizadas como forma de representar o que ocorria com as almas no purgatório ou também para afastar bruxarias ou peste negra.

Com o passar dos anos outros costumes foram sendo introduzidos dentro da cultura do Reino Unido, como prever a data da morte ou o nome do companheiro, descobrir a profissão futura, a prática de crianças irem até as casas vizinhas entoando rimas e orações para a alma dos mortos e até a recompensa a elas em forma de bolos.

A influência da cultura norte-americana

No ano de 1845, a Irlanda passou por uma crise profunda com relação a alimentação. Este período ficou conhecido como a “Grande Fome” e obrigou mais de um milhão de pessoas a saírem de suas regiões e procurar abrigo em países ou continentes diferentes. Os Estados Unidos, portanto, foi um dos destinos mais procurados pelos irlandeses, que carregavam consigo toda a história e cultura de seus povos.

Assim, nos anos seguintes o costume de Halloween foi colocado em prática no EUA. Porém, a tradição teve que se adaptar a realidade do novo território.

Por exemplo, o milho era um dos produtos da agricultura de mais vendas para os norte-americanos e por isso os bonecos de palha forma explorados para amedrontar os brincantes. Além disso, foram adicionadas abóboras, a troca de doces e a brincadeira de se fantasiar com personagens aterrorizantes. Todas as características que forma o Halloween atual.

O Dia das Bruxas no Brasil

Assim como se espalhou para diversos países pela Europa e América do Norte, o Halloween também foi difundido nas nações da América Latina. O Brasil, por exemplo, é um dos países que exportou esta data para seus povos. Assim, festas a fantasia, brincadeiras nas escolas e muitos outros costumes foram repassados ao brasileiro.

Contudo, o Halloween no Brasil é conhecido como o Dia das Bruxas. Além disso, recentemente criou-se um projeto de lei que tenta resgatar elementos do folclore brasileiro, por isso, em 31 de outubro também é celebrado o Dia do Saci.


Reportar erro