Aprenda sobre a origem do Partido dos Trabalhadores (PT)

O PT é reconhecido pela sua atuação ao longo da história e também por figurar entre os maiores partidos do Brasil


O Partido dos Trabalhadores (PT) é reconhecido pela sua atuação ao longo da história e também por figurar entre os maiores partidos do Brasil.

Ele foi responsável por encabeçar grandes lutas; eleição de governantes que entraram para a história, seja na esfera municipal, estadual ou nacional e também grandes polêmicas.

Fundação

O nascimento do PT se confunde com a luta em favor dos movimentos contrários ao poder vigente na época, que pedia a realização de eleições diretas, no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Conhecido por “Diretas Já”, a mobilização lutava pelo retorno das eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos.

Aprenda sobre a origem do Partido dos Trabalhadores (PT)

Foto: reprodução/site PT

Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. O PT nasceu no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo.

O mote que impulsionou o surgimento do partido foi a necessidade de promover mudanças significativas na vida dos trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Além de Lula, Apolônio de Carvalho, Mário Pedrosa, Antonio Cândido e Sérgio Buarque de Hollanda também contribuíram na fundação do partido.

A primeira conquista do partido veio com o reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, onde foi lavrado o documento que o reconhecia como um partido político brasileiro. O ato aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1982.

Cronologia

1982 – No mesmo ano que o partido foi reconhecido, oficialmente, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, nas eleições decorrentes do mesmo ano, o PT elegeu o seu primeiro representante. Trata-se do ferramenteiro, Gilson Menezes, que se tornou prefeito de Diadema, cidade da Grande São Paulo.

1984 – Diante do seu ideal de luta em favor das minorias, o PT figurou com considerável relevância na mobilização social conhecida como “Diretas Já”, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Entre as figuras que mais se destacaram em favor do movimento aparecem, Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes.

1988 – No processo de aprovação da atual constituição nacional, o PT aparece como responsável por muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas. A experiência de luta por reivindicações sociais do partido acabou colocando-o em posição de destaque no processo.

1989 – Outra grande vitória para o partido, foi a chegada de um dos seus candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais. Na ocasião, perante todos os 22 candidatos que concorreram ao pleito, dois se destacaram: Fernando Collor de Mello (PRN) e Luiz Inácio lula da Silva (PT). A eleição foi vencida por Collor, mas o caminho percorrido por Lula fez com que o processo entrasse para a história.

1990 – O primeiro senador a ser eleito pelo PT foi Eduardo Matarazzo Suplicy. Essa também foi uma grande vitória para o partido, já que foi o percussor da ocupação do senado federal.

2002 – Pode-se dizer que o ano de 2002 foi o mais vitorioso para a história do PT. Depois de concorrer em três eleições para o cargo de presidente da República, Luiz Inácio lula da Silva chega ao planalto. Ele foi eleito com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado do mundo.

2003 – Lula tomou posse em 1º de janeiro de 2003 com discurso que defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional.

2010 – Após os dois mandatos consecutivos de Lula na presidência da república, sua sucessora, Dilma Rousseff concorre ao pleito nas eleições de 2010. Ela venceu nas urnas e entrou para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente.

A eleição marcou o início um novo período político para o PT, onde a superação do neoliberalismo e a possibilidade de consolidação de um novo projeto para o Brasil passou a figurar como propostas da nova administração. Esses fundamentos foram baseados nas mudanças implantadas por Lula.

2014 – Com a recondução de Dilma à Presidência, que se deu com a vitória nas eleições de 20014, a fórmula exitosa que combina crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento sustentável teve sequência. Como mote, o País passou a ser conduzido rumo à ampliação do acesso da população à educação para tornar-se, definitivamente, a “Pátria Educadora”.

Polêmicas que envolveram o PT

Mensalão

Há quem diga que o PT acabou tomando um rumo diferente daquele defendido desde os primórdios, com a criação do partido. Foi no primeiro governo do então presidente Lula que estourou o escândalo do Mensalão, onde líderes petistas pagavam quantias mensais para que os parlamentares aprovassem projetos de lei do governo.

O escândalo acabou por afastar o Ministro da Casa Civil, José Dirceu, do cargo. Ele foi acusado pelo delator Roberto Jefferson (PTB) de ser o mentor do esquema. As investigações se estenderam por anos, até que em 2 de agosto de 2012, teve início o julgamento do Mensalão, no Supremo Tribunal Federal.

Os líderes petistas José Dirceu, José Genoíno e o tesoureiro do partido, Delúbio Soares, foram condenados, assim como vários outros envolvidos. O escândalo ficou conhecido como o pior esquema de corrupção da história do Partido dos Trabalhadores.

Impeachment

Mais recentemente, o partido se viu envolvido em outro turbilhão de polêmicas, com o processo de Impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em março de 2015, foram feitas 46 denúncias por crime de responsabilidade contra Dilma. Desse total, dois foram aceitos. O responsável por validá-las foi o então presidente da Câmara Eduardo Cunha.

A apresentação formal da denúncia foi em reunião aberta ocorrida em dezembro de 2015. A partir daí, ela passou a ser analisada por uma comissão especial. O afastamento definitivo de Dilma Rousseff do cargo de presidente aconteceu no dia 12 de maio de 2016, onde foram dados 55 votos a favor e 22 contra.

Investigação de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo alvo de investigações a respeito de suposta obstrução das investigações da Operação Lava Jato, participação no esquema do mensalão, uso de caixa 2, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Todas essas acusações diz respeito a época em que Lula ocupava o cargo de presidente da República e também quando não estava mais no poder.


Reportar erro