As curiosidades mais inusitadas sobre piolhos. Confira

Embora muita gente ligue o contágio a falta de higiene, o piolho é transmitido através de contato pessoal ou uso comum de alguns objetos


Considerado o terror entre as crianças em idade escolar, entre três e 14 anos, os piolhos também tiram o sono de muitos pais.

Embora muita gente ligue o contágio a falta de higiene, o piolho é transmitido através de contato pessoal ou uso comum de alguns objetos.

Medindo aproximadamente 4 mm de comprimento, esse inseto possui muitas curiosidades que, talvez ainda sejam desconhecidas pelos humanos.

Sobre o piolho

O piolho possui coloração transparente e acinzentada; é um ectoparasita, ou seja, um parasita que vive no exterior do seu hospedeiro e se alimenta do sangue humano e restos de pele do couro cabeludo.

As curiosidades mais inusitadas sobre piolhos. Confira

Foto: depositphotos

O piolho fêmea possui uma vida média de 30 a 40 dias, sendo capaz de produzir até dez ovos por dia. Ao longo da sua vida, o piolho fêmea é capaz de depositar mais de 200 ovos na cabeça de uma pessoa.

A transmissão do piolho é feita por contato pessoal e por objetos de uso comum, tais como roupas, toalhas, chapéus, headfones, arcos de cabelo, pentes, escovas e roupa de cama.

O principal sintoma da presença de piolhos é a coceira. Dependendo do grau de reprodução, algumas pessoas apresentam coceiras tão intensas que pode interferir no sono. Enquanto outras podem até formar feridas na pele.

Curiosidades sobre os piolhos

Transmissão

Muitas pessoas acreditam que os piolhos são transmitidos através de outros animais. Isso é um grande mito, pois esses insetos são espécies específicas, ou seja, têm preferência quanto à espécie que parasitam. Sendo assim, cachorros e gatos, por exemplo, podem apresentar tipos específicos de piolhos, diferente do que aparece nos humanos.

Esses insetos podem sobreviver por algumas horas debaixo d’água. Porém, o meio líquido não é visto como uma possível forma de transmissão de piolhos. Por isso, não precisa se preocupar em tomar banho na mesma piscina com um possível portador de piolhos.

Cortar cabelos

Sabe aquela prática de cortar os cabelos para acabar com a infestação de piolhos em uma pessoa? Pois bem, ela não procede. O que faz com que os piolhos sejam eliminados de forma definitiva é o tratamento ao qual a pessoa é submetida, assim como os membros da família mais próximos.

Coceira

Embora seja uma das características principais para que pegue piolho, a coceira pode ser inexistente ou até demorar para aparecer, dependendo de cada organismo. O que desencadeia a coceira nas pessoas é a saliva dos piolhos. Dependendo da sensibilidade, a pessoa pode ser indiferente a reação.

Transmissão de doenças

Uma preocupação bastante recorrente entre as pessoas que pegam piolho é se há possibilidade de transmitir outros tipos de doenças por meio do inseto. Ou seja, se você corre o risco de pegar uma doença existente em outra pessoa. Para tranquilidade de todos isso não é possível.


Reportar erro