Ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre em todas as mulheres férteis e, normalmente, dura 28 dias. Controlado principalmente pelos hormônios FSH…


O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre em todas as mulheres férteis e, normalmente, dura 28 dias. Controlado principalmente pelos hormônios FSH e LH, o ciclo menstrual é o período entre o início de uma e o início da próxima menstruação. Algumas mulheres têm períodos mais curtos, de até 21 dias, e outras possuem períodos mais longos, que chegam até os 35 dias.

Existe ainda o ciclo menstrual irregular, que é aquele em que não se sabe ao certo quando a menstruação virá. É mais comum durante a adolescência (principalmente nos três primeiros anos da menstruação), logo após a gravidez e na fase da pré-menopausa, devido às alterações hormonais destas fases.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um processo complexo que pode ser dividido igualmente em duas fases: fase folicular e fase lútea, envolvendo o controle de vários hormônios.

Fase folicular

A fase folicular tem início no primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo). No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos, a parede do útero (endométrio) está bem fina e o ovário encontra-se em repouso. Esta fase dura em média 12 dias.

A glândula pituitária (hipófise), localizada no sistema nervoso central, eleva a produção do hormônio denominado hormônio folículo estimulante (FSH), que estimula os folículos do ovário. Com o FSH, os folículos se desenvolvem, crescem e amadurecem. Os folículos começam a produzir estrogênio e, conforme os níveis de estrogênio se elevam, um dos folículos se torna dominante, com um desenvolvimento maior que os outros, que param de crescer. Este folículo dominante é o responsável por liberar o óvulo no momento da ovulação.

O estrogênio também atua sobre o útero, preparando-o para uma possível gravidez: o endométrio (membrana da parede do útero) adquire camadas e torna-se mais espesso.

Ciclo menstrual

Foto: Reprodução

Fase lútea

A concentração máxima de estrogênio ocorre um dia antes da ovulação e, nesse momento, o hormônio luteinizante (LH) é liberado da hipófise. Isto ocorre no meio do ciclo, que equivale ao 14º dia no caso de ciclo menstrual de 28 dias.

Nesta fase, a mulher começa a produzir um muco viscoso, denominado muco fértil, que favorece a mobilidade dos espermatozóides. A liberação do hormônio luteinizante completa o processo de maturação do folículo dominante e, após 36 horas de sua liberação, ocorre a liberação do óvulo.

Quando a mulher ovula, o óvulo é liberado em direção às trompas e apenas o corpo lúteo (estrutura responsável pela produção de estrogênio e de progesterona) permanece no ovário. A fase lútea prepara o útero para o início da próxima menstruação.

Período fértil

Após a liberação do óvulo, ele fica viável por aproximadamente 12 a 24 horas, o que significa que a fecundação é mais provável quando já existem espermatozóides presentes antes da ovulação.

Quando ocorre a fecundação, a placenta produz o HCG (gonadotrofina coriônica humana), hormônio que impede a ocorrência de outra ovulação, mantendo a ação do corpo lúteo constante.

Quando não há fecundação, as elevadas concentrações de progesterona reduzem as secreções de FSH e LH. Com isto, o corpo lúteo regride e diminui as concentrações de estrogênio e progesterona, o que provoca a menstruação.


Reportar erro