Como melhorar suas anotações escolares e profissionais

As anotações podem servir de referência para toda a vida escolar e profissional, facilitando na hora da consulta


Ser um aluno aplicado, que assimila todos os conteúdos de maneira fácil e eficaz ou um profissional organizado, depende de atitude simples, como por exemplo, organizar melhor suas anotações.

Dependendo do método utilizado ele pode servir de referência para toda a vida escolar e profissional, facilitando na hora do estudo e de recorrer a elas como fonte de pesquisa.

Seguir esses preceitos vai muito da organização de cada pessoa. Mas, levar isso a frente não é problema, ainda mais se for iniciada desde o ensino fundamental.

Como melhorar suas anotações escolares e profissionais

Foto: depositphotos

A partir do surgimento das necessidades e consultas frequentes a esse material, você vai poder se aperfeiçoar ainda mais, dando sequência a essas anotações também no período de faculdade, até virar uma rotina no âmbito profissional.

Anotações na aula

Explicações

Dependendo da qualidade das suas anotações e das palavras chaves que usar, esse material pode ser de grande importância para complementar seus estudos no período que antecede as provas ou até mesmo para firmar um conteúdo.

Procure levar em consideração as explicações do professor, sobretudo a parte onde ele reforça, enfatizando os exemplos. Nesse sentido, seja seletivo ao anotar as passagens. Não adianta escrever tudo sem qualquer critério.

Diversificando as anotações

Além das anotações, você pode usar outras técnicas para rever o assunto discutido na sala de aula. O avanço tecnológico colocou muitas ferramentas que possibilitam isso ao alcance das mãos.

O celular, por exemplo. Você pode usá-lo para gravar as explicações que achar mais importante ou de difícil compreensão.

Dependendo da dinâmica que for utilizada, pergunte se o professor ou instrutor pode disponibilizar o material usado para a explicação: slides, textos, etc.

O que melhor se encaixa

Dependendo da dinâmica de cada pessoa, o método de anotação que funciona para um, não funciona para outro. Por isso, é importante que você encontre o que melhor supre as suas necessidades.

Entre os mais usados estão: Cornell, que consiste na divisão do papel em duas colinas, a da direita você usa para resumir o conteúdo apresentado na aula, já a da esquerda, para formular perguntas que resumam cada uma das parte desse conteúdo; Esboço, onde o conteúdo é todo resumido em tópicos; e Mapeamento, onde o conteúdo é resumido na forma de desenhos, com a utilização de linhas que falam sobre diferentes partes da explicação.

Organização

A melhor forma de encontrar as anotações com facilidade é guarda-las em um único local. Para isso, separe um espaço próprio em uma gaveta ou em um organizador. No computador, você pode criar pastas específicas para cada conteúdo, deixando-as armazenadas em um local de fácil acesso.

Anotações profissionais

Em reuniões

Quando estiver participando de reuniões, o ideal é que você tenha sempre um caderno e uma caneta em mão. Isso facilita que você não se perca na explanação dos pontos, nem esqueça dos assuntos que foram discutidos.

Não precisa anotar tudo que a pessoa estiver falando. Tópicos sobre os assuntos já é o suficiente, ainda mais se depois você tiver de fazer um relatório sobre a abordagem.

Também é válido passar todas as anotações para o computador. Isso ajudará você a rever o conteúdo trabalhado. Procure datar o acontecimento, com dia, hora e local. Isso pode ser útil em algum momento. Vale a pena citar o motivo da reunião e também a decisão que foi tomada ao fim.

Organização

É fundamental que você reserve pastas para arquivar todas essas anotações. Também é válido separá-las por tema e por segmento. No caso, se você costuma se reunir semanalmente com o seu chefe para abordar determinados assunto, arquive essas anotações em local diferente do destinado a encontro com fornecedores, por exemplo.

Ainda nesse quesito, use o método de transcrever tudo para o computador e arquivar em pastas específicas. Seja nas pastas físicas ou virtuais, coloque a data, para que tudo seja também identificado por ela.

Isso pode ser feito com simples etiquetas, nas pastas físicas, ou no próprio nome da pasta, nas virtuais.


Reportar erro