Conheça o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Conheça a história do PSDB, partido que encabeçou o governo nacional por oito anos, com Fernando Henrique Cardoso


O Partido da Social Democracia Brasileira nasceu em 25 de junho de 1988. Ainda pequeno, ele conquistou a sua primeira bancada de forma tímida em 15 de novembro do mesmo ano de sua fundação, elegendo 18 prefeitos espalhados pelo país.

Em 1989, participou com o candidato Mario Covas das primeiras eleições diretas do Brasil. Apesar de perder a presidência, o partido conquistou nove senadores, 38 deputados federais e 67 estaduais em 19 estados.

O primeiro encontro nacional dos dirigentes da sigla aconteceu somente em 1991. De olho no pleito no ano seguinte, o partido montou uma estratégia para aumentar a bancada. E esse plano deu certo, pois, em 1992, foram escolhidos pelo povo 293 prefeitos e mais de três mil vereadores.

conheca-o-partido-da-social-democracia-brasileira-psdb

Foto: reprodução/PSDB

Neste mesmo ano, o cenário político do Brasil sofreu uma reviravolta quando o presidente eleito Fernando Collor de Melo sofreu o impeachment. No seu lugar, ficou o vice, Itamar Franco.

Em 1993, durante o governo de Itamar Franco, o senador da PSDB, Fernando Henrique assumiu o Ministério da Fazenda. Foi ele que elaborou o Plano Real, que até hoje vigora em nosso país, desde 01 de julho de 1994.

Fernando Henrique Cardoso

Com isso, o economista e senador ganhou o carimbo oficial do partido para concorrer às eleições, cujo resultado o levou a ocupar a cadeira de presidente da república durante 4 anos, seguido por mais 4 por conta da reeleição. Ainda no pleito de 94, o PSDB elege mais seis governadores, nove senadores e 62 deputados federais.

A chegada do novo milênio marca um feito importante para a gestão de Fernando Henrique Cardoso. No último ano do seu mandato, ele aprova a Lei de Responsabilidade Fiscal que controla os gastos públicos.

A essa altura, o PSDB já tem 987 prefeitos e 7.690 vereadores em todo o Brasil. Em 2001, a sigla conquista pela primeira vez a vaga de presidente da câmara, com o deputado Aécio Neves.

Derrotas na eleições a presidência

Na disputa de 2002, o PSDB lançou a candidatura para presidência de José Serra, que ficou em segundo lugar, ao perder para o então concorrente Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa derrota se repetira nas eleições presidenciais seguintes, em 2006, quando Geraldo Alckmin também fica em segundo lugar para o PT, em 2010, quando Serra perde novamente para a presidente eleita Dilma Rousseff, e em 2014, quando Aécio Neves também não consegue bater Dilma na sua reeleição.

Apesar das constantes perdas para o cargo presidencial, o PSDB consegue manter hegemonia no Governo Estadual de São Paulo. Ao todo, nas últimas eleições nacionais, a sigla conquista cinco governadores, quatro senadores, 97 deputados estaduais e 54 federais.

Psdbistas são chamados de Tucanos

Certamente, você já ouviu falar na expressão tucanos ao se referirem aos psdbistas. Mas, você sabe o porquê do partido ter adotado o animal como mascote?

A história começou 1988, no ano do nascimento da sigla, quando durante uma reunião para a formação do grupo, os integrantes procuraram um símbolo para identificar a organização. A partir disso, o tucano foi escolhido, principalmente, por conta da sua brasilidade e das duas cores que fazem referência as cores utilizadas na campanha das Diretas Já, cujo partido foi atuante.


Reportar erro