Descascar cebola: por que faz chorar?

Cortar cebolas é o jeito mais fácil para começar a chorar. Sabe por quê? A ciência explica e ainda dá dicas de como evitar as lágrimas. Confira!


Todo mundo que alguma vez na vida precisou cortar cebolas já passou por um estranho processo de choradeira sem fim. Os olhos ardem, lacrimejam, e você simplesmente não consegue evitar. Mas, por que será que nosso corpo reage dessa forma diante de uma simples cebola? A resposta é incrível e relativamente simples.

A ciência explica

A cebola, enquanto está no solo, absorve dele uma grande quantidade de enxofre. Quando cortamos, nós quebramos algumas paredes celulares, fazendo com que os aminoácidos entrem em contato com as enzimas, que reagem com esse composto e liberam os gases que provocam o fatídico chororô. Esses gases são a junção de ácido sulfúrico, dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio, que se unem e formam o syn-propanethial-S-oxide (C3H6OS), conhecido como triopropinaldeído. Esse é um elemento altamente instável que se espalha pelo ar e entra em contato com os olhos, por ser esta uma superfície sempre úmida.

Por que choramos?

  1. Essa substância química liberada pela cebola é atraída pela umidade presente nos olhos;
  2. Quando entra em contato com os olhos, irrita a mucosa. O cérebro, ao perceber que algo está incomodando os olhos, ativa as glândulas lacrimais, na intenção de lavar e expulsar tal substância;
  3. Depois de chorar bastante graças a esse ciclo, no final, seus olhos estarão limpos e livres desse composto químico.

Então, a choradeira nada mais é do que uma reação do nosso organismo para nos proteger do C3H6OS. Observe que as cebolas cozidas não acarretam nesse aguaceiro, uma vez que o cozimento interrompe a produção dessas enzimas agressivas.

Descascar cebola: por que faz chorar?

Foto: Pixabay

Evitando fortes emoções

Mas mesmo assim, precisamos cortar as cebolas e, bom, utilizar capacetes ou óculos de natação na cozinha não é nem um pouco viável. Para isso, temos algumas dicas que podem ajudar a diminuir essa choradeira toda.

  • Ventilador – Como essas enzimas usam o ar para se locomover até os globos oculares, há quem diga que ligar um ventilador diminui a sensação de ardência nos olhos. É só colocar em posição contrária a sua, para que as partículas voem para bem longe.
  • Água fria e corrente – Outra dica é cortar a cebola sob água corrente e fria. Mas, como estamos vivenciando um período de seca e precisamos economizar esse líquido, é aconselhável encher uma bacia pequena com água fria e cortar a cebola dentro desse recipiente. A água vai diluir o C3H6OS antes mesmo dele chegar ao ar. E saiba que quanto mais gelada a água, melhor.
  • Corte cebolas com frequência – É isso aí. Estudos indicam que quanto mais você corta cebolas, menos seus olhos ficam irritados. Além de fazer bem a saúde, você praticamente vai ficando imune ao chororô.

Reportar erro