Estilos de época

Quando se começa a estudar Literatura uma das primeiras coisas que se vê são as escolas literárias, também conhecidas como estilos de época. Há…


Quando se começa a estudar Literatura uma das primeiras coisas que se vê são as escolas literárias, também conhecidas como estilos de época. Há uma grande ligação desse estudo literário com a História, pois de acordo com as mudanças históricas de determinados lugares, a literatura passou a modificar seu estilo. Cada período histórico possui um estilo literário que de forma artística retrata um pouco os acontecimentos da época.

O estilo de época é um conjunto de traços e normas que norteiam e caracterizam as produções artísticas, principalmente literárias, em um determinado momento da história. Através desse estilo, podemos identificar e classificar a literatura por diferentes partes, facilitando assim a compreensão de cada época e escrita específica.

Estilos de época

Foto: Reprodução

A importância dos estilos de época

É essencial a classificação de diferentes tipos de estilos de época, pois há uma grande facilidade no estudo das produções artísticas. Cada estilo de época é equivalente a uma escola literária, elas são divididas de acordo com as características formais, de seleção de conteúdos evidentes nas obras dos escritores e dos poetas que viveram em um mesmo período da história.

O surgimento

Como foi visto os autores acabam sendo classificados em escolas literárias. Os que vivem em um mesmo tempo, normalmente possuem muitas semelhanças nos assuntos abordados, no tipo de linguagem, estrutura textual, em suas visões de mundo, e isso faz com que eles façam parte de um único movimento literário.

Cada período da história e, consequentemente, movimento literário, ajudam no surgimento de novos estilos de época. O surgimento desses estilos de época se dá apenas após a época em que o movimento literário ocorre, desta forma, é possível encontrar alguns escritores que possuem características de escolas literárias que ainda estão por vir, fazendo com que eles sejam os precursores de um novo estilo literário que irá começar.

As classificações

Existem oito escolas literárias que são tradicionalmente estudas, são elas: o Trovadorismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/ Naturalismo, Simbolismo e Modernismo. Mas ainda temos uma outra escola literária chamada Humanismo, que ocorreu em um momento de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo. Há ainda alguns críticos literários que afirmam existir ainda outra escola literária, o Pós-Modernismo, que seria a mais nova escola, onde não há uma estética unificadora.

No Brasil, durante a era Colonial, os estilos de época eram classificados como: Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e o Setecentismo ou Arcadismo. Na era Nacional temos: o Romantismo, Realismo/ Naturalismo, Simbolismo/ Pré-Modernismo e o Modernismo.


Reportar erro