Sites para baixar livros grátis

Nem todos os sites para baixar livros grátis são ilegais. Há aqueles que disponibilizam material didático e literário para estudantes, amantes da leitura, docentes e outras pessoas interessadas sem infringir a lei dos direitos autorais.

Neste artigo, vamos apresentar alguns sites para baixar livros grátis e alguns que são pagos também. Afinal, alguns deles compensam pela qualidade do material disponibilizado aos usuários. Confira agora e boa leitura!

Acervo da USP

Ninguém duvida da qualidade do ensino da Universidade de São Paulo. Porém, o que pouca gente sabe é que o centro acadêmico mantém um acerto de livros raros disponível na internet. Por meio dele, você terá acesso a milhares de exemplares de peças publicitárias, jornais e livros do mundo inteiro.

Na sua página oficial, é afirmado que a iniciativa “é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias cobrindo do século XV a XX – e selecionado segundo parâmetros que o considerem raro ou precioso, definidos pelo SIBiUSP sempre com assessoramento de especialistas na área, podendo incluir obras antigas, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres”.

Existem sites para baixar livros grátis que contemplam autores nacionais e internacionais

Nas lojas online é possível encontrar exemplares de peças publicitárias, jornais e livros do mundo inteiro (Foto: depositphotos)

Open Library

Nesse endereço é possível ter acesso a milhares de livros para download grátis. Entre as categorias de livros que podem ser baixados, estão livros clássicos, obras de romance, coletâneas, fantasia, ciência e diversas obras interessantes.

São mais de 37 mil livros de arte, 8 mil de fantasia, 5 mil biografias, 45 de ciência, 4 mil livros de receitas, 15 mil romances, 40 mil de religião, 6 mil histórias de detetive e mistério, 36 mil livros sobre música, 1.400 livros sobre jogos, mais de 900 mil de história, 22 mil para público infantil e mais de 9 mil obras literárias de ficção científica.

Apesar do site ser todo em inglês, há obras de todos os lugares do mundo em diversas línguas, inclusive em português. Coleções dos autores mais consagrados do Brasil, que são de domínio público, estão presentes na Open Library.

Veja também: Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

Universia livros

O projeto encabeçado pela Universia também disponibiliza livros para quem quiser baixar gratuitamente. Há uma coletânea muito boa e com um catálogo bem amigável para a pesquisa do estudante ou leitor interessado em novas obras.

A iniciativa contempla obras clássicas e também algumas produções mais recentes. Há também um rico acervo acadêmico para consulta, ideal para produção e pesquisa de trabalhos escolares ou da faculdade.

Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana também da Universidade de São Paulo possui um rico acervo com 2147 livros. Mas o espaço virtual também amplia as possibilidades e oferta para os usuários da internet: 48 almanaques, 4 cartas, 346 Folhetos, 635 Imagens, 10 Manuscritos, 21 Mapas, 5 Publicações BBM e 4 Separatas.

Para facilitar a sua vida, esse site para baixar livros grátis oferece a possibilidade de você pesquisar as obras disponíveis por meio do nome do autor, sobre o assunto e sobre o ano da publicação. Lá, você pode até pesquisar livros do século 16!

Feedbooks

O Feedbooks é outra plataforma para você encontrar livros raros, originais e para baixar gratuitamente.

Além disso, ele também comercializa livros, ou seja, coloca à venda algumas obras. Outro detalhe que chama a atenção é que alguns deles são vendidos a preços simbólicos em dólares.

O site é todo em inglês, mas é possível encontrar livros de autores brasileiros que tiveram suas obras traduzidas para o inglês, como Paulo Coelho.

Uma vez no site, você também pode pesquisar seus livros preferidos para baixar ou comprar selecionando o idioma, entre inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. Entre as categorias, há opções de biografias, autobiografias, ciências sociais, história, literatura, coleções literárias, educação, educação infantil, ciências humanas, poesia e beleza e saúde.

Amazon

Sempre que você ouve falar em Amazon já relaciona a vendas? Pois fique sabendo que a poderosa loja na internet também disponibiliza ebooks grátis para download.

Nesse endereço você vai baixar ebooks com melhores avaliações como:

Sejamos todos feministas de Christina Baum; The Last Bastion Of Hope, de Dexter; Cosega Search, de Brandt Legg; Um Natal com Vocês: Viajando Com Rockstars, de Aline Sant’Ana; O Caminho para a Independência Financeira, de Diogo Pereira; O Grande Computador Celeste, de Marcelo Del Debbio entre outros.

Há também disponível clássicos, HQs, Mangás e Comics Gratuitos (em português e inglês), livros religiosos, como ‘O apelo de Dalai Lama para o mundo’ e livros de dieta, com receitas fáceis e práticas para quem quer se alimentar melhor.

Veja também: Saiba mais sobre Universidade de São Paulo (USP)

Read Print

O Read Print é um site com milhares de livros online gratuitos. Além disso, o site funciona como uma plataforma para você organizar suas leituras. Por exemplo, depois que você faz um cadastro, é possível acompanhar o que você leu e os livros que gostaria de ler.

Há também espaço para discussão das obras e você pode participar de clube de livros online e ter acesso a obras novas e recomendações de outros leitores. O site é todo em inglês, mas há obras em vários idiomas, inclusive em português.

Casa José de Alencar

A Casa José de Alencar leva o nome do famoso autor brasileiro. E, por isso, mesmo ela disponibiliza 14 obras do escritor para quem quiser ler.

Conhecido por ser pai do romance brasileiro, José de Alencar, escreveu “O guarani” de 1857; “Til” de 1871 e “Senhora” de 1875 entre outros grandes sucessos. Essas obras citadas podem ser baixadas gratuitamente no seu portal.

Portal Domínio Público

Por último, não poderia deixar de citar o Portal Domínio Público, uma iniciativa do Governo Brasileiro. Lançado em 2004, o objetivo desse espaço é fazer o “compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral”.

Nele, encontramos obras literárias, artísticas e científicas em formatos de textos, sons, imagens e vídeos no endereço virtual.

No total, desde o seu lançamento, já foram feitos mais de 100 milhões de downloads. Sendo, 80 milhões de livros, 6 milhões de imagens, 5 milhões de sons e 5 milhões de vídeos.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.