Ideias de objetos juninos decorativos feitos de material reciclável

Formada por bandeirolas, balões e fogueia a decoração junina também pode ser concebida a partir da utilização de materiais que iriam parar no lixo


Quando se fala em festa junina, depois da culinária, uma das características que mais chama atenção são os artigos decorativos. Eles dão um toque especial a qualquer comemoração. Geralmente formada por bandeirolas, balões, fogueia e outros objetos, o colorido de tudo agrega ainda mais encantamento a festa. Para montar uma decoração chamativa, com pouco custo, e ainda por cima ajudar na preservação do meio ambiente, preste atenção nas dicas a seguir.

Mãos à obra

Faça objetos juninos decorativos com material reciclável

Ilustração: Depositphotos

A partir da utilização de garrafas pet, jornais, revistas antigas e boas doses de criatividade, a decoração junina da sua festa vai fazer o maior sucesso. A partir de agora, aprenda a fazer os três elementos principais da festa junina: bandeirolas, balão e fogueira, utilizando, somente, materiais recicláveis. Uma boa dica é integrar as crianças no processo de concepção, isso ajudará a desenvolver o lado criativo, interação em grupo e ainda habilidades manuais.

Bandeirolas de jornal e revistas

O primeiro item para ser pensado são as bandeirolas. Elas ficam presas no teto, ou coladas nas paredes e podem ser feitas a partir de jornais ou revistas antigas. Para fazer o molde, utilize um pedaço de papelão. Por ser mais resistente, ele permite ser manuseado sem deformar. Pegue algumas folhas de jornal e dobre do tamanho e largura que deseja fazer as bandeiras. Com o molde em cima, corte com auxílio de uma tesoura. Depois que estiver com as bandeiras cortadas, use um barbante para as prender. Elas podem ser fixadas nele com ajuda de cola ou um grampeador.

Balão de garrafa pet

Agora, a sugestão é fazer balões coloridos com a utilização de garrafa pet. Para isso, a sugestão é separar aquelas garrafas transparente, pois, ao fim, elas podem ser pintadas com as cores da sua preferência. Comece marcando a garrafa em duas partes: a primeira cinco dedos abaixo da borda e a segunda a mesma distância em relação ao fundo. Preste atenção que o meio dela ficou com a parte maior. Com a ajuda de um estilete ou tesoura, faça cortes verticais na largura de dois centímetros entre os dois pontos marcados. Depois de fazer isso em todo o centro da garrafa, pressione o meio de cada tira. Você pode utilizar tinta guache para colorir a garrafa. Para pendurar, faça um furo na tampa da garrafa e passe um cordão.

Fogueira figurativa de rolos de papelão

Festa junina sem fogueira, fica praticamente impossível de se imaginar. Uma solução bem simples é pegar rolos de papelão para montar a estrutura. Você pode usar rolos de papel higiênico ou de papel-toalha. Organize-os de forma semelhante a uma fogueira. A representação da chama pode ser feita com a utilização de cartolina marrom, vermelha e amarela. Corte-a em formato de fogo e intercale as cores, com recortes menores. Caso você queira, pode usar tinta guache marro para pintar os rolos.


Reportar erro