Imagens revelam a devastação feita pela guerra na maior cidade da Síria

Em 5 anos de conflito, os resultados em Aleppo são mais de 270 mil mortos e uma cidade resumida em pó e sofrimento


“Instamos todas as partes a pouparem os civis. Não ataquem os hospitais, não usem armas que causam danos generalizados. Do contrário, Aleppo será empurrada cada vez mais para a beira de uma catástrofe humanitária”. Estas foram as palavras da chefe da missão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Síria, Marianne Gasser. E diante de tanto sofrimento humano, a Organização das Nações Unidas (ONU) também classifica a situação de Aleppo como catastrófica.

Para quem ainda não entendeu a dimensão destas palavras, é preciso conhecer a história da segunda maior cidade da Síria, Aleppo. Considerada patrimônio histórico pela Unesco em 1986, a região sofre com constantes ataques devido a uma guerra instaurada na área há cinco anos. Com isso, a cidade foi dividida em duas, de um lado a população é controlada pelos rebeldes, do outro pelo próprio regime. E foi durante este tempo que a população caiu de 2,5 milhões para um milhão. Os resultados dos intensos conflitos são mais de 270 mil mortos, milhares de refugiados e uma cidade resumida em pó e sofrimento.

Como forma de evidenciar a devastação que tomou conta das casas, ruas e monumentos históricos de Aleppo, as imagens a seguir mostram como eram e como encontram-se agora os vários lugares desta cidade que vê de perto o ódio e a tristeza do ser humano.

15 imagens mostram Aleeppo antes e depois dos conflitos

vista-da-cidade-destruida

Fotos: Reprodução/ Site Tá Bonito

predio-parcialmente-destruido

restos-de-predio-monumental

praca-bonita-destruida

mercadao-aniquilado-pela-guerra

lindo-patio-devastado

interior-de-shopping-destruido

interior-de-predio-devastado

interior-de-casarao-destruido

igreja-totalmente-devastada

devastacao-total-da-cidade

devastacao-de-predios-e-arvores

destruicao-do-predio

casas-destruidas-pela-guerra

casa-em-pedacos


Reportar erro