Incríveis dicas para os momentos de estudo para as provas

Na hora de estudar, o planejamento, foco e dedicação devem fazer parte do seu dia a dia


Para assimilar melhor o conteúdo e ou otimizar o tempo de estudo, vale a pena montar algumas estratégias. Elas são sempre bem-vindas quando estão relacionadas a se dar bem nos exames. Alguns alunos tem iniciativa própria e não precisam ser mandados ou incentivados a estudar pelos pais ou responsáveis, eles sabem dos seus deveres e dos seus objetivos quanto as notas do fim do semestre.

Mas, para aqueles outros alunos que abrem mão do estudo por qualquer coisa, está na hora de focar. A melhor coisa a fazer é estudar sempre para não perder as férias para estudar para as recuperações ou entrar naquela correria típica no fim do segundo semestre para recuperar as notas. O planejamento tem de fazer parte do seu dia a dia, pois, depois as consequências serão piores.

Aí vão as dicas!

Primeiro de tudo, a pessoa tem de estar livre de qualquer pensamento que lhe impeça de ficar em casa e se concentrar no conteúdo. Nada de pensar em ver televisão, sair com os amigos, ficar na internet, ir para a balada ou jogando algum game. Não é que você vá abrir mão da diversão, mas, hora de estudar, é hora de estudar! Se preferir, chame colegas para estudar juntos. A matéria que você tem dificuldades um deles pode lhe ajudar.

Uma boa dica para assimilar o conteúdo na prática é refazer exercícios das matérias estudadas e das provas anteriores. Além de fixar o conteúdo, você já pode ter uma ideia de como o assunto pode ser tratado na prova. Quando estiver assistindo aula, procure prestar bem atenção na explicação do professor e tomar nota de alguns tópicos que julgar importante, isso facilitará e muito seus estudos.

Incríveis dicas para os momentos de estudo para as provas

Foto: Depositphotos

Quando estiver estudando em casa ou tentando lembrar do conteúdo discutido em sala de aula, procure contar para si mesmo o que acabou de estudar, como se estivesse contando para um amigo. Outra dica importante é elaborar perguntas sobre o conteúdo. Não economize nas palavras, muito menos nos detalhes, isso ajudará a fixar bem o material. Para finalizar, durma bem, o sono vai ajudar a recompor suas energias.

O que não fazer

Algumas formas de estudar tornaram-se obsoletas por não alcançar a fixação desejada pelos estudantes. Uma delas foi a marcação de trechos do assunto com caneta ou marca-texto. Alguns especialistas alertam que o efeito é quase nulo, visto que, as ideias estão soltas dificultando o ato de revisar e aprender o conteúdo. Mas, existe exceção. Muitos alunos se dão bem com a modalidade.

Ler o texto do livro ou apostila não faz muita diferença, pois se você não entender ou assimilar, a leitura será praticamente nula. Para que ela seja bem absorvida, procure fazer um resumo, com suas palavras, com tudo que lembra da aula. Depois, pegue o texto do livro e compare as duas formas de abordagem. Isso ajudará você a perceber o que não foi assimilado de primeira.

Seguindo essas dicas, certamente você aproveitará melhor o tempo de estudo. Ah! É importante que você guarde todo o material produzido por você sobre as aulas. Eles são uma boa fonte de pesquisa para ocasionais dúvidas.


Reportar erro