Filosofia

Filosofia (do grego Φιλοσοφία = “amor à sabedoria”) ocupa-se do estudo de problemas relacionados à existência, à verdade, à linguagem, aos valores morais, à mente e ao conhecimento, recorrendo a métodos como a argumentação lógica, a análise conceitual, as experiências de pensamento e demais métodos a priori (conhecimento ou justificação que independem da experiência).

Por um lado, a filosofia se diferencia da mitologia e da religião pela utilização de argumentos racionais; por outro, se distingue das pesquisas científicas por, de modo geral, não utilizar procedimentos empíricos em suas investigações.

A filosofia surge a partir dos questionamentos do homem acerca do funcionamento da vida e do Universo, buscando respostas para as grandes questões existenciais, tendo como berço a Grécia Antiga, no século VI a.C.

Pode-se dizer que Os Pré-Socráticos formaram a primeira corrente de pensamento filosófico. Esses filósofos viveram antes de Sócrates e tinham como principais preocupações o Universo e os fenômenos naturais, buscando explicar tudo por meio da razão e do conhecimento científico.

O Período Clássico, nos séculos V e IV a.C., foi de enorme desenvolvimento cultural e científico, favorecendo o desenvolvimento do pensamento. Esta é a época dos sofistas, de Sócrates, Platão e Aristóteles. O filósofo Aristóteles desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates e a lógica dedutiva clássica, como uma maneira de alcançar o conhecimento científico.

O Período Pós-Socrático compreende o final do período clássico (320 a.C.) e o início da Era Cristã, sendo marcado pelo ceticismo, epicurismo e estoicismo.

A partir do século V e até o século XIII, uma nova linha de pensamento ganhou importância na Europa: a Escolástica. Surge, assim, um conjunto de ideias que pretendia unir a fé ao pensamento racional.

O pensamento filosófico moderno é influenciado e marcado pelas grandes mudanças decorrentes do Renascimento, do surgimento da burguesia e do Iluminismo. As formas de pensar ganham novos rumos, com o privilégio do pensamento racional e científico, o empirismo e o método científico.

No decorrer do século XX, várias correntes de pensamento atuaram: releituras do marxismo, o aumento da importância da Antropologia, a Fenomenologia, o Existencialismo, dentre outras.

Os assuntos tratados pela Filosofia são agrupados em subáreas, tais como:

• Epistemologia:
• Estética;
• Ética;
• Filosofia política;
• Lógica;
• Metafísica.

Alguns filósofos e pensadores de destaque dentro da filosofia são os seguintes: Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Górgias, Leontinos, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Sêneca, Santo Agostinho, René Descartes, Thomas Hobbes, John Locke, Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Montesquieu, Rousseau, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Antonio Gramsci, Michel Foucault, Jean Paul Sartre, dentre muitos outros.