O que é a campanha ‘Novembro Azul’?

A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, mas já é adotada mundialmente. No Brasil, são esperados mais de 61 mil novos casos somente em 2016


Novembro azul é uma campanha internacional que busca sensibilizar os homens sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma vez que a detecção da doença em estágio inicial é fundamental para a sobrevivência do portador.

Esse tipo de câncer é o sexto mais comum e o que mais acomete o sexo masculino. A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, mas já é adotada mundialmente. No Brasil, são esperados mais de 61 mil novos casos somente em 2016.

O principal exame para a detecção do câncer de próstata é o toque retal, seguido de um exame de sangue. A recomendação é que todos os homens maiores de 45 anos façam todos os anos.

O que é a campanha 'Novembro Azul'?

Foto: depositphotos

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina que localiza-se abaixo da bexiga e à frente do reto. O seu aumento é um dos primeiros sinais que deixam os médicos e especialistas em alerta.

A idade também é um fator importante. Na maioria dos casos, o câncer de próstata atinge homens a partir dos 65 anos. Isso é um agravante, pois muitos idosos já possuem outras doenças que podem complicar o tratamento, como diabetes, doenças nos ossos e coração.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos pacientes com câncer de próstata possuem doenças cardiovaculares.

“Como há um risco alto de doenças cardiovasculares em idosos com câncer de próstata, é fundamental que o estado de saúde do paciente seja levado em consideração para a escolha do tratamento mais adequado, especialmente se o indivíduo apresentar histórico de doença cardiovascular ou pertencer ao grupo de risco”, afirma Ariane Macedo, cardiologista e Vice-Presidente do Grupo de Estudos em Cardio-Oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Atualmente são feitos diversos estudos com medicações diferentes para evitar que o combate ao câncer de próstata prejudique ou agrave a saúde de pacientes que são acometidos de outros males de saúde.

Prognóstico de cura

Assim como a maioria dos cânceres, quanto mais cedo for diagnóstico mais fácil é a sua cura. Em entrevista a um programa de televisão, o urologista, Miguel Srougi, afirmou que se diagnosticado logo no início, as chances de cura podem chegar a 90%.

Por isso, aproveite esse novembro azul e não hesite em fazer o exame de próstata já a partir dos 45 ou dos 40 se você tiver histórico de casos na família. A rede pública de saúde possui unidades especializadas em tratamento contra o câncer e você encontrará suporte e orientações a respeito do tema.


Reportar erro