Os tipos de corrupção que quase todo mundo comete

No dia a dia do brasileiro existem situações que colocam em desafio a honestidade e o caráter de cada um. Veja práticas do cotidiano consideradas corruptas


É comum que, vez por outra, algum país passe por momentos de caos político gerado pela falta de honestidade de alguns governantes e personalidades políticas. São esquemas ilegais, atos ilícitos, nomes citados em crimes de corrupção entre outros motivos. Para tentar contornar algumas dessas situações e causar uma reflexão em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou no dia 9 de dezembro o Dia Mundial de Combate à Corrupção.

Todavia, não é apenas no cenário político que podem ser encontradas práticas consideradas ilegais e/ou corruptas. No dia a dia de cada brasileiro, por exemplo, existem situações que colocam em desafio a honestidade e o caráter de cada cidadão. Mas, será que você consegue percebê-las? Confira exemplos de atividades ilegais presentes no cotidiano das pessoas e que, por vezes, acabam passando de forma despercebida aos olhos de muitos.

14 práticas corruptas que você talvez cometa

Mão segurando cédulas de dinheiro

Foto: Deposiphotos

1. Não fornecer nota fiscal

De acordo com o artigo V da Lei Nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, é crime a negação ou o não fornecimento de nota fiscal “relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada”. Assim, se você é um consumidor não aceite produtos sem a nota fiscal.

2. Sonegar impostos

Esta prática afeta a população em grande escala, isso porque ao sonegar impostos as pessoas deixam de pagar ao governo uma renda que poderia ser distribuída para a construção de estradas, hospitais entre outros. Esse tipo de sonegação causa prejuízos de bilhões de reais aos cofres públicos.

3. Falsificar carteirinha de estudante

Você acha os preços de ingressos para shows caros? Saiba que este pode ser um reflexo da grande demanda de carteirinhas de estudantes falsas. Frente a essa realidade, os produtores de espetáculos acabam, praticamente, dobrando os valores dos eventos, uma forma de amenizar os prejuízos causados por essa prática corrupta.

4. Subornar policial

Cometeu uma infração de trânsito e o método mais fácil para se safar é comprando a compreensão do policial. Essa é uma das práticas corruptas mais cometidas pelos brasileiros.

5. Comprar a carteira de motorista

Muitas pessoas acham que o dinheiro compra tudo, por isso, o oferece em quase todas as situações. Um bom exemplo é o caso da compra da Carteira Nacional de Habilitação, em que tanto quem compra, como quem se deixa ser comprado praticam corrupção. Esse tipo de crime vai desde a aquisição de uma carteira falsa, até o pagamento de propina para passar no teste, mesmo quando não se faz ou não passa.

6. Aceitar troco errado

Tem quem ache uma sorte das grandes receber um troco a mais do que deveria ser entregue. Mas isso, na verdade, é mais uma forma de praticar corrupção no dia a dia. É claramente a história da “lei dos mais espertos”, que acaba corrompendo a sociedade.

7. Fazer hora no trabalho para ganhar ‘hora extra’

O ato de delongar atividades no trabalho só com a intenção de prolongar as horas diárias e no final ter que receber por hora extra é um tipo de corrupção muito mais comum do que se imagina. Essa atitude é capaz de movimentar muito dinheiro extra desnecessário para a empresa, que pode até afetar possíveis contratações e drasticamente terminar em demissões, a fim de reter gastos.

8. Bater ponto no trabalho para o colega

Falando em corrupção no trabalho, eis outra falha grave cometida pelos trabalhadores: bater o ponto para o colega do ambiente do profissional. Tanto quem pede, quanto quem ajuda são corruptos. Quando um amigo pedir esse “favorzinho”, saiba diferenciar amizade e caráter.

9. Financiar a pirataria

Comprar uma bolsa parecida com a de uma marca famosa. Comprar uma cópia do CD de sua banda favorita na esquina de casa, por ser mais barato. Essas e outras práticas fazem de você um financiador do crime, haja vista que pirataria é contra lei. Assim, consequentemente, acaba se tornando um corrupto.

10. Roubar TV a cabo ou fazer ‘gatonet’

Desbloquear todos os canais da TV aberta com um aparelho ou de forma fácil e barata com alguém que trabalha com esses esquemas, fazem de você um corrupto. Lembre-se que sua ética e caráter não devem ser comercializadas.

11. Desrespeitar lugares reservados

Quem nunca estacionou o carro em uma vaga destinada à deficientes físicos? Ou quem já sentou na cadeira para idosos só para dar aquele cochilo e acabou deixando uma pessoa de idade em pé no ônibus? Além de práticas corruptas, há a questão de desrespeitar o direito do outro um clara falta de educação.

12. Furar fila

A fila está enorme e você com pressa. Isso é tão comum, que as pessoas nem pensam no outro antes de pedir para um conhecido que já está prestes a ser atendido realizar seus procedimentos. Outra forma de furar fila é colocar crianças no colo, só para passar na frente de quem espera pacientemente a vez própria.

13. Contrabando Gourmet

Se você viajou para fora do país e algum amigo pediu que você trouxesse um produto de fora, pelo fato dele ser mais barato, você está contribuindo com uma forma de contrabando, o chamado Gourmet.

14. Falsificar a assinatura

A clássica falsificação de assinatura vem desde cedo. Por exemplo, quando um adolescente assina alguma notificação que foi enviada a seus pais. Há também aqueles que se passam por outras pessoas em outras situações. Todavia, esta prática é errada em qualquer circunstância.


Reportar erro