Platão – Filosofia e biografia

Biografia Platão nasceu em 428 ou 427 a.C. em Atenas. Com pais aristocráticos e abastados, Platão tinha um temperamento artístico e dialético desde sempre.…


Biografia

Platão nasceu em 428 ou 427 a.C. em Atenas. Com pais aristocráticos e abastados, Platão tinha um temperamento artístico e dialético desde sempre. Deu início aos seus trabalhos filosóficos quando conheceu Sócrates, importante pensador grego. Tornou-se seu seguidor e discípulo e, em 387 a.C. fundou a Academia. Essa era uma escola de filosofia que tinha como objetivo recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos.

Platão – Filosofia e biografia

Foto: Reprodução

Junto ao Sócrates, desenvolveu muitos aprendizados e teve acesso aos ideais pré-socráticos. Quando Sócrates morreu, Platão seguiu com os ideais isolando-se com outros adeptos em Mégara. Passou, a convite do rei Dionísio, um período em Siracusa para ensinar filosofia na corte e, quando volta para a Atenas, começa a administrar e comandar a Academia. Nessa época, dedicou-se mais ao estudo e pesquisa em diversas áreas como ciências, matemática, retórica e, claro, filosofia. Permaneceu na liderança da academia até a sua morte, no ano de 347 a.C.

Obras mais importantes

Suas obras mais importantes – e mais conhecidas atualmente – são “Apologia de Sócrates” – obra em que Platão fala sobre os pensamentos do mestre e os valoriza -, “O Banquete” – obra que trata sobre o amor de uma forma dialética, e “A República” – onde Platão analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, além da cidadania e de questões relacionadas à imortalidade da alma.

Filosofia

Apesar de ser o primeiro filósofo de quem se conhece a obra integral, muitas das obras de Platão não são autênticas – mesmo assinadas por ele. Em suas obras, encontram-se mesclas dos elementos mito-poéticos com alguns fatores essencialmente racionais. Não existia, para Platão, uma linha guiada pelo rigor científico ou por uma metodologia formal.

Com ele, a filosofia passou a apresentar soluções para os dilemas existenciais, ganhando contornos e objetivos morais. Para ele, a filosofia se estende a todas as coisas que existem, e o homem vive dois tipos de realidade, a inteligível e a sensível – Teoria das Ideias ou Teoria das Formas.

A realidade inteligível está relacionada à vida concreta e duradoura, sem estar submetida às mudanças. Já a realidade sensível, remete ao universo das percepções e dos sentidos. É o real que sofre transformações.

Com o desenvolvimento de conceitos diversos, passando desde a metafísica até a política e teorias do conhecimento – com abrangência em interesses humanos, Platão é, atualmente, estudado em profundidade na filosofia. Os pensamentos do filósofo influenciam, nos dias de hoje, as teorias políticas, psicológicas, filosóficas, espirituais, sociológicas, entre muitas outras que estão entre os conhecimentos humanos.


Reportar erro