Proteínas – Função e digestão

Proteínas tem uma importância fundamental ao nosso organismo e podem ser encontradas em diversos alimentos. Veja suas funções e detalhes de sua digestão


A proteína é uma união de pequenas moléculas, que são a menor parte divisível de uma célula. Quando três aminoácidos ou mais se unem eles forma uma macromolécula que a partir de então receberá a denominação de proteína. Elas foram descobertas através de estudos feitos com sangue e ovos, durante o século XIX.

A primeira vez que alguém usou o termo proteína foi em 1838, quando um químico holandês Gerardus Johannes Mulder usou a expressão que passou a ser utilizada por toda esfera científica. Conforme o tempo foi passando mais estudos eram feitos para tentar se descobrir mais sobre essas proteínas, e quanto mais se estudava mais detalhes ia se descobrindo, até que a partir do ano de 1900 foi descoberta a presença de aminoácidos em sua composição, e desde então cerca de 20 deles já foram identificados.

Fontes de proteína

Algumas fontes de proteína animal. | Foto: Reprodução

Função das Proteínas

As proteínas possuem um papel essencial no funcionamento do nosso organismo, pois cabe a ela fornecer todo o material necessário para que nosso corpo possa se manter e também para que nossos órgãos e tecidos consigam tanto se reconstituir segundo a segundo, fazendo com que desta forma o ciclo de vida esteja sempre se renovando.

Elas podem ser tanto de origem animal, quanto vegetal. No caso das vegetais elas são cientificamente consideradas incompletas pois a variedade de aminoácidos presentes em sua constituição é muito pobre. Alguns aminoácidos são essenciais ao desempenho do corpo humano, e esses vegetais não conseguem produzir grande parte desses tipos específicos. Por outro lado, na proteína de origem animal podemos dizer que ela é completa por conter em sua estrutura todos os aminoácidos essenciais ao nosso corpo.

Como  possuem função, tanto construtora quanto reparadora, essas proteínas também tem uma excelente participação na formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Só em citar esses três itens já podemos ter uma noção do quanto elas são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Principalmente quando falamos nos anticorpos, que como todos sabemos, são responsáveis por manter um equilíbrio em nosso corpo evitando que certas doenças tentem se aproveitar de nosso organismo, nos mantendo mais sadios.

Digestão

Como já citamos anteriormente, as proteínas são formadas por aminoácidos, que se aglomeram e formam essa nova partícula. Quando acabamos por ingerir essas mesmas proteínas o nosso organismo tem o trabalho de fazer com que elas se fragmentem. Esse processo de digestão, onde ocorre a quebra dessas proteínas é feita por várias vezes, até que os aminoácidos sejam liberados  e assim digeridos de uma vez pelo organismo. É como o fim de um ciclo, onde os aminoácidos se unem para formar a proteína, e no fim essa proteína se quebra para liberar esses aminoácidos.

Para você ter uma ideia melhor de como acontece o trabalho dos aminoácidos no nosso organismo podemos dar um exemplo bem simples. Quando estamos resfriados e nossa imunidade se encontra baixa, nos é recomendado digerirmos certos alimentos, como sucos por exemplo, que possam fortificar nosso organismo para que assim ele se reconstitua rapidamente e aquela determinada virose deixe de existir. Neste momento, ao ingerirmos aminoácidos, eles irão trabalhar no nosso sistema fazendo com que esses corpos estranhos que estão prejudicando nossos sistema seja destruído, ele cria os anticorpos necessários para combater o invasor que está nos prejudicando, por isso eles são de fundamental importância, porque tanto ajudam a combater como protegem o nosso corpo.

Podemos dividir essas proteínas em dois tipos:

Simples: são aquelas que quando quebradas liberam para nosso organismo um único tipo de aminoácido, como a quimotripsina, por exemplo.

Subjugadas: São aquelas que além de produzir um aminoácido ainda fornece um componente químico, como a hemoglobina.

Porém existe uma coisa que é muito importante entendermos sobre as proteínas. Um único tipo de alimento não possui todos os tipos de aminoácidos necessários para o bem estar de nosso organismo, por isso é importante ter uma alimentação bem balanceada, consumindo principalmente carnes, ovos, laticínios e leguminosas, pois assim estaremos digerindo diversos tipos de aminoácidos diferentes e necessários para que nosso organismo absorva diversos tipos de proteínas diferentes.


Reportar erro