Protostômios

Etimologicamente do grego protos = primitivo, primeiro; sotoma = boca, são nada mais que seres cujo blastóporo se dá após a conclusão do desenvolvimento…


Etimologicamente do grego protos = primitivo, primeiro; sotoma = boca, são nada mais que seres cujo blastóporo se dá após a conclusão do desenvolvimento embrionário, executando o papel da boca.

Blastóporo

“Mas o que é o blastóporo?”, você deve estar se questionando. Em embriologia é uma extremidade que age como meio de comunicação na fase embrionária, colocando em contato a cavidade digestiva com o externo. O blastóporo se forma no período embrionário gástrula, fase em que tem início a diferenciação celular. Posteriormente, outra extremidade pode surgir, também durante a formação embrionária.

Protostômios

Protostômios

Foto: Reprodução

Dependendo do grupo o qual o animal pertence, esse orifício pode executar primeiramente a função de boca – como é o caso dos protostômios- ou agir inicialmente como anus do organismo – no caso dos deuterostômios.

Ainda durante o processo da formação embrionária, os animais protostômios desenvolvem uma abertura que passa a ter a função de ânus, esta localizada na altura do extremo oposto do arquêntero.

Contrário ao processo que ocorre nos seres mais evoluídos, estes classificados como deuterostômios, o blastóporo, inicialmente com a função da boca, no grupo protostômios pode ser constatado em organismos como vermes, moluscos e artrópodes.

Posterior a essas etapas, o desenvolvimento embrionário dos animais protostômios passa para a fase da organogênese, que é caracterizada pelo processo de distinção de órgãos partindo dos folhetos embrionários gerados na gastrulação e cuja etapa inicial é chamada de neurulação.

Depois de concluída a fase da neurulação, os folhetos embrionários permanecem em um processo de diferenciação, dando origem aos tecidos especializados do adulto.

Principais características dos protostômios

  • Clivagem – possui formato espiral
  • Blastóporo – origina primeiro a boca
  • Formação do celoma – esquizocelia
  • Mesoderme – esta deriva do mesentoblasto

Reportar erro