Quando ocorreu a primeira eleição para presidente no Brasil?

Com a Proclamação da República, em 1889, um Governo Provisório foi instaurado, este comandado pelo proclamador da República, Deodoro da Fonseca


Depois da descoberta do Brasil por Portugal, o território demorou alguns anos para conquistar a independência em relação aos mandos e desmandos da coroa.

A população só veioter autonomia para escolher seus governantes, no século XIX. Em tempo de eleição, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história política nacional.

A primeira eleição

O primeiro sinal do processo eleitoral no Brasil data de 1532, quando foi iniciado a organização política das vilas de São Vicente (litoral de São Paulo) e de Piratininga (atual cidade de São Paulo).

Quando ocorreu a primeira eleição para presidente no Brasil?

Foto: depositphotos

A necessidade de escolher um governante veio a partir do interesse da Coroa Portuguesa em oficializar a ocupação das terras recém descobertas.

Dessa forma, escolhido um Conselho, também conhecido por Câmaras das vilas e cidades, composto por um juiz ordinário; dois ou três conselheiros (também chamados vereadores) e por um procurador (com atribuições executivas).

No decorrer do processo, o povo tinha apenas o direito de votar, indicando os nobres que iriam escolher os membros dos Conselhos.

Constituição Brasileira

A primeira Constituição Brasileira foi outorgada por Dom Pedro I, no ano de 1824, onde foram definidas as primeiras normas do processo para escolha dos governantes a nível nacional. Ela criou a Assembleia Geral, composta pelo Senado e Câmara dos Deputados, esses eleitos pelos súditos do Império.

Voto para presidente

A escolha do presidente do país veio acontecer muitos anos depois de iniciado o processo, que determinou a escolha dos primeiros prefeitos e vereadores. Foi no ano de 1891 que o Brasil teve o primeiro presidente eleito. Porém, este não foi por meio de eleição direta.

Com a Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, um Governo Provisório foi instaurado. Quem assumiu o posto de Presidente da República foi o proclamador da República, Deodoro da Fonseca.

Essa ação veio a contrariar a Constituição, promulgada no ano de 1891, que já previa a escolha do primeiro governante pelo congresso constituinte.

O processo de votação

Naquela época, o processo de eleição dos governantes era bem diferente de hoje. Os candidatos disputavam a presidência e a vice-presidência de forma separada. Sendo assim, o mesmo candidato podia disputar os dois cargos ao mesmo tempo.

Os candidatos a disputar o primeiro pleito foram: o marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o senador Prudente José de Morais e Barros, o marechal Floriano Vieira Peixoto, o republicano Joaquim Saldanha Marinho e o político José Higino Duarte Pereira.

Já pela vaga de vice-presidente os candidatos eram o almirante Eduardo Wandenkolk e o marechal Floriano Peixoto. Os vencedores do pleito foi o marechal Deodoro da Fonseca e para o cargo de vice, Floriano Peixoto.


Reportar erro