Regimes totalitários

A forma de governo comandado somente por uma pessoa de forma rígida é denominada totalitarismo. Muito comum em diversos regimes do século XX, este fenômeno…


A forma de governo comandado somente por uma pessoa de forma rígida é denominada totalitarismo. Muito comum em diversos regimes do século XX, este fenômeno político nasceu durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim desta, a Europa passou por uma de suas piores crises econômicas, pois foi o palco principal de batalha. A população de todo o continente teve seu período de miséria e pobreza enquanto houve uma significativa redução dos setores produtivos.

Os Estados Unidos forneciam grande ajuda financeira, mas as esperanças foram por água abaixo quando chegou a crise de 1929. As doutrinas liberais e capitalistas entravam em descrédito diante dos sequenciais episódios de fracasso. Esse foi o momento perfeito para que os partidos com ideais diferentes começassem a mobilizar as classes trabalhadoras para fazer novos levantes para tomar o poder.

Regimes totalitários

Foto: Reprodução

Os partidos totalitaristas

Com novas perspectivas para a sociedade e ares de renovação, os partidos acabaram conquistando espaço entre os trabalhadores e, a partir de então, os regimes totalitários conseguiram, por meio de golpe ou de apoio de setores influentes, passar a controlar o estado.

Com isso, se deu o fim do liberalismo e das liberdades políticas, tendo assim as ideologias enfraquecidas por um governo de caráter autoritário.

O fator ideológico, no entanto, era ideal para definir os regimes totalitaristas de direita e de esquerda.

Totalitaristas de esquerda x totalitaristas de direita

Os regimes de esquerda foram responsáveis por abolir a propriedade privada, coletivar os meios de produção e suprimir a religião. Enquanto isso, os de direita foram frutos de uma ideologia conservadora, dando apoio à burguesia. Neste caso, fortaleceram e fundamentaram-se em valores tradicionais, apoiaram a religião e estabeleceram tutela sobre organizações sindicais.

O totalitarismo de direita, tem como principais destaques na história da humanidade no século XX o fascismo e o nazismo que ascenderam em países como Itália e Alemanha sob a liderança de Mussolini e Hitler.

O primeiro que surgiu foi o Fascismo, que teve suas ideias firmadas sobre a imagem de Benito Mussolini que acabou posteriormente inspirando e tendo seus ideais adaptados por Adolf Hitler. Este, apesar de ter traços semelhantes, tinha características muito peculiares, e foi chamado de Nazismo.

O totalitarismo de esquerda teve como destaque o regime socialista de Stálin na antiga União Soviética. Ficou conhecido como Stalinismo e seguia características típicas do totalitarismo de esquerda.

Totalitarismo no Brasil

O totalitarismo também se fez presente na história do Brasil, na primeira metade do século XX. Representado pelo governo de Vargas durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, o totalitarismo brasileiro foi marcado pela concentração do poder nas mãos de Getúlio Vargas, cujas características de governo assumiam ideais do fascismo italiano.


Reportar erro