Saiba como manter a calma quando o momento força ‘jogar tudo para o alto’

Em alguns momentos, estamos estressados, deprimidos ou nos sentimos sob pressão. Saiba como manter a calma quando a vontade é jogar tudo para o alto


Existem momentos em nossa vida, seja por qual motivo for, que estamos estressados, deprimidos ou se sentindo sob pressão. Os problemas começam a se acumular e tudo o que temos vontade de fazer é “jogar tudo para o alto”.

Pode ser bastante difícil manter a calma durante os momentos de tensão e as más fases da vida, mas existem algumas dicas que podem nos auxiliar a seguir em frente com a cabeça no lugar.

saiba-como-manter-a-calma-quando-o-momento-forca-jogar-tudo-para-o-alto

Dicas para manter a calma

Muitas dúvidas na cabeça? Muita pressão no trabalho e/ou escola? Falta de motivação para cumprir a mais simples das tarefas? Desânimo com a rotina? São diversas as situações que quase nos fazem perder a cabeça por completo e querer desistir. Confira a seguir algumas dicas para manter a calma quando estiver passando por um momento difícil:

Prestar atenção no seu corpo

Foque a concentração em sua respiração, inspirando o ar pelo nariz e expirando-o pela boca. Respirar fundo é um jeito fácil e simples de acalmar os nervos. Faça este procedimento 10 vezes, muito lentamente e com os olhos fechados.

Em seguida, balance os ombros em diferentes sentidos para aliviar ainda mais a tensão.

Outros exercícios que mexam o corpo, como uma caminhada, também podem ajudá-lo a relaxar.

Ouvir músicas, cantar e dançar

Músicas são muito poderosas para mudar o humor e a disposição. Da mesma maneira que pode nos deixar deprimidos, ouvir músicas, cantando e dançando, também pode servir para nos alegrar e nos motivar.

O tempo que você passa sozinho pode ser usado para dançar e cantar sem vergonha alguma, extravasando a tensão.

Mudar sua perspectiva

Não raro, nos sentimos frustrados ao olharmos para o nosso próprio umbigo, mas podemos tentar ver o outro lado da moeda, nos colocando na posição do outro e, assim, interpretar os problemas sob outra perspectiva.

Se você estiver estressado justamente por não conseguir mudar a perspectiva ou visão que tem do problema, procure conversar com outras pessoas sobre ele, expressando o que sente. Ao colocar nossos pensamentos em palavras concretas, podemos perceber que o que pensávamos não fazia tanto sentido.

Mudar sua rotina

Se a rotina anda te desgastando e você sente que não existe solução para os problemas, analise-os calmamente e procure novas formas de realizar o seu projeto ou trabalho.

Encontrar outras coisas para fazer

É importante se envolver em outras atividades – como a prática de exercícios físicos, saídas com amigos etc. –, encontrando algo que traga prazer para você e que tire a mente do problema.


Reportar erro