Saiba todos os detalhes sobre a origem do Dia do Rock

O Dia do Rock, 13 de julho, é lembrado e comemorado com mais ênfase no Brasil. A data surgiu no ano de 1985


O dia 13 de julho é lembrado, mundialmente, pela comemoração do Dia do Rock. Questionamentos a parte, a origem da celebração tem toda uma história por trás. Ela foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia, no ano de 1985, simultaneamente em Londres, Inglaterra, Filadélfia e nos Estados Unidos. O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

Mas, antes de o evento atingir essa proporção e resultar na data lembrada ao redor do mundo, muita coisa precisou acontecer. O responsável pela organização do festival foi o músico Bob Geldof, que foi tocado pela situação do povo da Etiópia pela situação de fome e pobreza extrema, em 1984. Para tentar ajudar de alguma forma, Bob procurou alguns amigos de destaque no cenário musical, entre eles: Bono Vox, The Edge, Paul McCartney, Midge Ure e Boy George.

Do encontro de grandes nomes da música nasceu a música “Do They Know It’s Christmas?”. No mesmo ano, a canção foi gravada e lançada antes do Natal, alcançando o título de single mais vendido da história do Reino Unido. A partir daí, uma grande arrecadação financeira começou a surgir com o trabalho. Para aumentar ainda mais essas cifras, Bob idealizou o festival Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985, e contou com a participação de mais de mil músicos.

Desde então, o dia ficou marcado na história de música mundial como o “Dia do Rock”. Porém, alguns países não reconhecem a data com veemência. Isso porque, alguns deles adotaram outra data para lembrar a importância do ritmo para a musicalidade mundial.

Saiba todos os detalhes sobre a origem do Dia do Rock

Foto: Depositphotos

Comemoração brasileiríssima

Apesar de ter referência mundial, o Dia Mundial do Rock é lembrado e comemorado com mais ênfase no Brasil. Ele começou a ser celebrado nos anos de 1990, quando duas rádios paulistas com programação bem segmentada para o rock, começou a mencionar a data. Em poucos anos, a menção rompeu as barreiras das cidades, passando a alcançar todo o país.

Sobre o rock

O rock é definido por identificar um gênero musical que se desenvolveu durante a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos de 1940 e início dos de 1950. O ritmo sofre influência de diversos outros gêneros musicais, a exemplo do blues, da música country, rhythm and blues, folk, jazz e música clássica.

O som do rock, muitas vezes, gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Em sua “forma pura”, o rock tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante.


Reportar erro