, ,

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global

Você sabia que alguns alimentos muito consumidos atualmente podem deixar de existir daqui a três décadas? Descubra quais são

O crescimento desenfreado da população somado ao uso de energias poluidoras e de um estilo de vida não sustentável são as principais causas do aumento exponencial da temperatura média da atmosfera do planeta, efeito conhecido por aquecimento global.

Esse efeito já tem acarretado em inúmeros prejuízos para a vida na Terra, mas isso é só a ponta do iceberg. A expectativa dos estudiosos é que mais perdas e desequilíbrios aconteçam num futuro próximo.

Você sabia que alguns alimentos muito consumidos atualmente podem deixar de existir daqui a três décadas? A opinião é de alguns especialistas que acreditam que o aquecimento global pode influenciar diretamente nas plantações de muitos vegetais e cereais, levando a extinção de algumas comidas bastante apreciadas atualmente. Quer saber quais são? Acompanhe e veja parte de uma lista feita pelo site ‘Segredos do Mundo’ do portal R7.

Alimentos que podem sumir

1. Salmão

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global - Salmão

Foto: depositphotos

O salmão é um peixe típico das águas geladas. Com a intensificação das temperaturas dos oceanos, os peixes de águas mais frias passam a apresentar problemas de reprodução. O salmão se inclui nesse contexto. Seus dias podem estar contados. Enquanto isso não acontece, o peixe torna-se mais difícil de ser encontrado, elevando assim o seu preço ao consumidor final.

2. Mel

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global - Mel

Foto: depositphotos

A vida das abelhas corre perigo com os feitos do homem sobre a natureza. Isso acontece, pois, a poluição e o uso de agrotóxicos estão cada dia mais afastando as colmeias e fazendo com que as abelhas vivam cada vez menos. O que decretaria o fim do precioso líquido produzido por elas.

3. Cerveja

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global - Cerveja

Foto: depositphotos

Seu happy hour pode nunca mais ser o mesmo. A cerveja é uma das bebidas que corre um sério risco de deixar de ser fabricada a longo prazo por conta do aquecimento global. A explicação é simples: as plantações de lúpulo estão ameaçadas e os reservatórios de água potável do mundo também. Alguns cientistas já pesquisam a substituição do cereal pelo milho transgênico.

4. Chocolate

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global - Chocolate

Foto: depositphotos

Parece mentira, mas se você gosta muito de chocolate, aproveite para consumir agora. É que um estudo mostra que o cacau, a principal matéria-prima do chocolate, pode desaparecer por conta do clima e da cultura feita de forma inapropriada. Isso acontece, pois, as maiores plantações de cacau do mundo ficam em regiões muito pobres, cujos plantios não respeitam o descanso necessário para que o solo possa conservar seus nutrientes.

5. Café

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global - Café

Foto: depositphotos

Até o nosso cafezinho de cada dia está ameaçado com o aquecimento global. A explicação dos cientistas é que o uso indiscriminado de agrotóxicos e as temperaturas altas estão fortalecendo os fungos que acabam atacando os pés de café. Países como Etiópia e Índia já diminuíram as suas produções por conta disso.

6. Amendoim

6 alimentos que podem desaparecer devido ao aquecimento global - Amedoim

Foto: depositphotos

A previsão para o amendoim é a mais dramática de todas. Ele pode desaparecer antes de 2020! O fato é que o cultivo dele é muito sensível e a mudança climática está contribuindo para que cada dia mais, menos plantações logrem êxito.