Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

As bibliotecas podem impressionar não apenas pelo acervo repleto de obras raríssimas, mas também pela sua arquitetura e outros detalhes. Em cidades como Berlim, Buenos Aires, Nova York, Praga e Rio de Janeiro existem bibliotecas grandiosas que enchem os olhos dos visitantes.

A Royal Holiday, clube de férias localizado no México, criou uma lista de bibliotecas nas cidades citadas. Antes de planejar a sua próxima viagem para um desses destinos, descubra as joias que podemos encontrar nesses locais.

Grandiosas bibliotecas do redor do mundo

Cada biblioteca tem o seu charme, mas também podem ter algumas coisas em comum, como, por exemplo, a Bíblia de Gutenberg, símbolo da revolução da impressão de textos ocorrida há mais de 500 anos.

Além de ser o ambiente ideal para passar horas lendo, a biblioteca também pode ser um local de contemplação, reflexão e descobertas. Confira a seguir as 5 bibliotecas majestosas selecionadas pelo clube de férias Royal Holiday:

Berlin State Library, Berlim

Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

Foto: depositphotos

O incrível acervo da Berlin State Library conta com mais de 11 milhões de livros, dos quais 200 mil são raros e quase 4,5 mil são raríssimos, além de 13,5 milhões de imagens, 1 milhão de mapas, 60 mil manuscritos ocidentais e orientais, 1,4 mil arquivos de Estado, dentre outros.

A imensa biblioteca abriga obras de interesse acadêmico de todos os períodos, língua e países. Conta com dois prédios que abrigam o acervo principal, além de mais dois prédios de apoio.

O local também tem muita história para contar, pois poucas bibliotecas sobreviveram a duas guerras mundiais, negligência, divisão, queima de livros, bombardeios e outros danos.

Biblioteca Nacional Mariano Moreno, Buenos Aires

Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

Foto: Reprodução/Just The Best

Localizado no bairro da Recoleta, a Biblioteca Nacional Mariano Moreno é a maior da Argentina e possui um acervo que reflete cada grande mudança política e social do país.

O prédio segue a linha arquitetônica brutalista e foi erguido no terreno do antigo palácio presidencial onde moraram Juan e Evita Perón. O seu acervo conta com 21 livros raríssimos, como duas obras inteiras de autoria de São Tomás de Aquino, datadas de 1476. Ainda há salas de hemeroteca, fotografia, áudios, mapas, partituras, leituras em braile, arquivo histórico nacional, dentre outras.

New York Public Library, Nova York

Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

Foto: depositphotos

O prédio mais famoso da New York Public Library está localizado na Quinta Avenida, no palácio Stephen A. Schwarzman. A biblioteca possui sólida fachada de mármore e disponibiliza quatro andares à visitação, sendo que o salão de leitura mais famoso é o Rose.

National Library of the Czech Republic, Praga

Conheça 5 grandiosas bibliotecas ao redor do mundo

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A National Library of the Czech Republic chama a atenção pela sua espantosa beleza barroca. A biblioteca localizada em Praga já foi considerada uma das mais majestosas do mundo. O edifício da sede principal é ricamente decorado abriga metade do acervo de 6,5 milhões de livros. A coleção de manuscritos da biblioteca inclui itens doados pelo Imperador do Sacro Império Romano, Charles IV, assim como papiros gregos e outras raridades.

Biblioteca Nacional do Brasil, Rio de Janeiro

conheca-5-grandiosas-bibliotecas-ao-redor-do-mundo

Foto: Reprodução/Wikipedia

As primeiras 60 mil peças da Biblioteca Nacional do Brasil chegaram ao Rio de Janeiro junto com D. João VI, em 1808. Atualmente, o acervo chega a 416,5 mil peças e estão expostas em um edifício que mescla elementos neoclássicos e de art nouveau com estruturas de aço, tombado pelo IPHAN. Dentre as raridades da biblioteca estão um pergaminho do século XI com manuscritos em grego, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, dentre outras.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.