Literatura: Conheça os tipos de personagens

A construção de uma narrativa requer uma série de elementos, como enredo, espaço, tempo e personagens. Os personagens são os seres atuantes de uma história e pode ser um animal, uma pessoa, ou até mesmo um objeto, desde que apresente características humanas. Além de serem encontrados na literatura, os tipos de personagens também estão presentes no cinema, teatro, televisão, desenhos etc.

Os personagens podem ser classificados quanto à importância e quanto à existência. Neste artigo, abordaremos os tipos de personagens.

Os tipos de personagens

Protagonista, co-protagonista, antagonista, oponente e coadjuvante são alguns dos tipos de personagens.

Literatura: Conheça os tipos de personagens

Foto: depositphotos

Protagonista

É o personagem principal da obra, em torno da qual a história é desenvolvida. É um herói (ou anti-herói) e, em alguns casos, pode existir um ou mais personagens desse tipo.

Exemplo: Nino, de Castelo Rá-Tim-Bum.

Co-protagonista

É o segundo personagem mais importante da obra. Possui uma relação próxima com o protagonista e o auxilia na busca de seus objetivos. Em alguns casos, também pode haver mais de um.

Exemplo: Quico, de Chaves.

Antagonista

O antagonista se contrapõe ao protagonista, mas nem sempre está presente nas narrativas. Geralmente é o vilão da história e pode não ser uma pessoa, mas algo que dificulta os objetivos do protagonista, como um objeto, monstro, espírito, instituição, dentre outras.

Exemplo: Scar, de Rei Leão.

Oponente

O oponente é o parceiro do antagonista, em uma relação similar à existente entre protagonista e co-protagonista. Pode ser um amigo, parente ou funcionário do antagonista principal.

Exemplo: Sagat, de Street Fighter.

Coadjuvante

É um personagem que auxilia no desenvolvimento da trama, exercendo uma função que pode, ou não, estar relacionada com a história principal. A quantidade de sua aparição e sua importância pode variar conforme o enredo.

Exemplo: Professor Girafales, de Chaves.

Figurante

O figurante não é fundamental para o enredo principal e tem o objetivo de ilustrar o ambiente.

Personagem em relação à sua existência

Real ou histórico

O personagem real ou histórico é alguém que existe ou que existiu.

Fictício ou ficcional

São personagens criados pela imaginação do autor, porém, em alguns casos, podem ser inspirados em pessoas reais.

Real-ficcional

O personagem é real, mas possui personalidade fictícia.

Ficcional-ficcional

São personagens totalmente ficcionais, com características possíveis apenas na ficção.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.