Melanésia, a ilha onde a população possui DNA diferente do resto do mundo

A Oceania é o menor continente do mundo. O que lhe falta em território, lhe sobra de beleza e mistério. Formado por inúmeras ilhas, ele é dividido por três áreas: micronésia, polinésia e melanésia. Essa última se destaca por conta das origens da sua população, segundo alguns pesquisadores, o DNA dela é único no mundo. Ficou curioso (a)? Entenda.

Conheça a teoria do DNA

Os moradores da Melanésia, formada pelas ilhas Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nova Caledônia e Fiji vivem da pesca e da criação de porcos selvagens. A região também é rica em minérios, como o ouro, cobre e prata.

Até aí, tudo muito comum para uma população de ilhas paradisíacas, que podem ser consideradas quase que selvagens. Porém, o que diferencia essas pessoas de outras do restante do planeta é o seu DNA.

Melanésia, a ilha onde a população possui DNA diferente do resto do mundo

Foto: depositphotos

Segundo os cientistas do Texas, nos Estados Unidos, o DNA da população de Melanésia é diferente se comparado a moradores de outras partes do mundo. Isso porque, a maior parte da população tem origem na miscigenação de dois tipos de ancestrais do homem moderno: os Neandertais e hominídeos da Denisova.

Porém, estudos genéticos revelaram que a população de Melanésia, possui traços de Neandertais, hominídeos da Denisova e de outro antepassado desconhecido pela ciência.

Essa terceira corrente genética é que seria um mistério exclusivo dessa população, pois esse vestígio não foi encontrado em nenhum outro habitante do planeta, seja nas Américas, África, Ásia ou Europa. Como não há comprovação científica, os pesquisadores tratam do assunto ainda como uma teoria.

Curiosidades sobre Melanésia

Não é só o DNA que intriga cientistas. O povo da Melanésia também chama a atenção do mundo pelos seus traços e costumes exóticos. Conheça algumas curiosidades da população local.

1. O nome da região que abriga inúmeras ilhas na Oceania vem da cor da pele de seus habitantes. Melos quer dizer negro em grego e nesoi, ilhas;
2. Uma grande parte da população tem os cabelos claros, em contraste com a cor da pele;
3. No local fala-se mais de 250 idiomas nativos. O fijiano é o mais utilizado;
4. Na Melanésia cultiva-se café, cacau e cana-de-açúcar. Também é rica em recursos minerais;
5. Pela sua localização, as ilhas da região possuem muitos vulcões ainda ativos;
6. A Melanésia é onde o sol nasce primeiro todos os dias;
7. O país mais próximo às ilhas é a Austrália. De lá é possível partir para visitar as ilhas que formam a Melanésia.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.