,

Mulher: O que acontece com o corpo no período menstrual

Durante o período menstrual, o corpo passa por uma espécie de renovação. Entenda o assunto e tire algumas dúvidas sobre ele

O corpo da mulher passa por diversas transformações ao longo da vida. Grande parte delas é fruto da ação de hormônios que alteram formas, fluxos e sentimentos. O período menstrual é uma fase importante dessas alterações. Entenda um pouco mais sobre o que acontece com o corpo da mulher nesse período.

Muitas coisas podem contribuir para que as alterações no corpo da mulher comecem bem antes da menstruação, por isso tudo pode influenciar, desde uma alimentação incorreta até a falta de exercícios físicos.

Durante o período menstrual, o corpo passa por uma espécie de renovação, pois o útero elimina tudo aquilo que ele acumulou esperando por um embrião. Desta forma, o órgão coloca para fora o óvulo que não foi fecundado e o sangue que o envolvia.

Período menstrual na mulher

O que acontece com o corpo da mulher durante o período menstrual

Foto: depositphotos

Cólicas

A explicação para as temidas cólicas também vem da expulsão do óvulo não fecundado. Acontece que quando o útero se prepara para expelir o óvulo que não foi utilizado, ele faz movimentos de contração, o que provoca as dores abdominais tão comuns nas mulheres durante o período menstrual.

TPM

O campo emocional também passa por alterações. Isso porque a produção de progesterona fica baixa durante a menstruação, diferentemente do que acontece uns dias antes, quando ocorre o que chamamos de tensão pré-menstrual ou simplesmente, TPM, que nada mais é do que o aumento do hormônio na circulação sanguínea.

Intestino solto

Por conta do aumento de fluxo sanguíneo na região genital, a mulher também pode ficar com o intestino mais solto durante o período menstrual. Por isso, ela precisa ficar atenta e consumir alimentos que sejam seus aliados na hora da digestão. Evite nutrientes que soltam o intestino e invista em carboidratos e frutas que prendem o intestino, como maçã e banana.

Como amenizar esses desconfortos?

Para suportar as transformações do corpo durante o período menstrual consuma também muito ferro, proteínas e frutas cítricas. Outra medida que você pode tomar é praticar exercícios físicos durante a menstruação. Isso vai amenizar alguns efeitos, além de fazer com que você se sinta revigorada e feliz, por conta da liberação de endorfina na corrente sanguínea.

Durante o período menstrual não existe nada que impeça as relações sexuais, entretanto, alguns especialistas aconselham que o uso do preservativo em qualquer situação é a melhor opção, seja para evitar doenças sexualmente transmissíveis como também uma gravidez indesejada. Vale lembrar que, mesmo com uma pequena chance, é possível engravidar durante esse período, desde que você esteja no final da sua menstruação e o espermatozoide consiga sobreviver muito tempo no seu organismo antes da fecundação.