Já as desvantagens são muitas, pois o transporte rodoviário tem um alto custo para os motoristas (manutenção, combustível, pedágios) e também para o Estado, cuja conservação das rodovias são caras.
Além disso, a violência é um fator que prejudica bastante o transporte de cargas pelas rodovias. Para você ter uma ideia, o Brasil ocupa o primeiro lugar (fora alguns países que enfrentam conflitos armados, como Síria, Afeganistão entre outros) em número de roubos de cargas [11] e abordagens violentas.
Já para os veículos menores, o que preocupa é o elevado número de acidentes das estradas. Tornando esse modal de transporte bem perigo.
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No Brasil, 21% do transporte de mercadoria ainda é feito pelo modal ferroviário. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil viveu o seu ápice sobre os trilhos [13] no início do século 20.
Depois disso, muito pouco mudou para melhor. Ao contrário, perdemos várias malhas ferroviárias. Atualmente, o modal ferroviário é utilizado para o transporte de commodities, como ferro e grãos.
Em relação ao transporte de pessoas, o uso é mínimo. Restando aos metrôs essa função. Ainda assim, dadas às proporções do nosso país, a cobertura de malha metroviária é insignificante e só funciona bem em grandes cidades, como São Paulo.
As ferrovias para o transporte de mercadorias mais relevantes no Brasil são:
As vantagens desse modal de transporte é que o custo é baixo em relação ao rodoviário, suporta carga muito pesada e é um meio seguro, tanto em relação a acidentes quanto no tocante à violência urbana.
Em contrapartida, as desvantagens são que as rotas não são flexíveis e realmente só conseguem chegar até determinados pontos, sendo necessário que sejam complementadas com outro tipo de modal.
Já para o transporte de passageiros, o metrô é uma excelente forma de deslocamento, justamente por conseguir levar muita gente de uma vez só e ser mais seguro.
Esse é um tipo de transporte pouco utilizado no Brasil. Geralmente serve para o transporte de cargas mais preciosas ou que sejam extremamente perecíveis. Em nosso país, a ligação de São Paulo com Manaus é a mais relevante no quesito transporte de cargas aérea.
É em São Paulo também que predomina o transporte de passageiros por aviões. O mesmo estudo do IBGE revela que foram transportados “26,9 milhões de passageiros em voos domésticos e 10,4 milhões em internacionais em 2010”. Já o Rio de Janeiro ocupa o posto de 2º lugar: “com 14,5 milhões e 3,1 milhões, respectivamente”.
As desvantagens desse tipo de modal de transporte é o custo elevado, limite de espaço e poucos aeroportos, sendo necessário completar a rota com outro tipo de modal, sendo o rodoviário mais comum.
As vantagens são a rapidez, livre de trânsito, longas distâncias percorridas em menor espaço de tempo e segurança, já que estamos falando de um dos meios de transporte mais seguros do planeta.
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Embora não pareça comum, o transporte pela água no Brasil tem um peso enorme. As hidrovias levam commodities, como grãos e minérios, insumos agrícolas, petróleo e outros produtos mais baratos.
A região Norte é recordista nesse sentido. Graças à Bacia Amazônica, o transporte hidroviário reina absoluto, principalmente de pessoas.
Além dessa rota, a Tietê-Paraná e do Paraguai são percursos muito utilizados para o transporte de produtos agrícolas entre os estados do Sudeste e Centro-Oeste.
Esse é ainda o menos comum no Brasil. Ele realiza o transporte de produtos por meio de dutos. São comuns o deslocamento de grãos sólidos e substâncias líquidas e gasosas.
O transporte unimodal acontece quando o transporte de mercadorias é feito apenas em uma forma de modal. É uma maneira simples de logística que ocorre, por exemplo, quando toda a carga é deslocada pelas estradas.
Nesse quesito, há também o transporte intermodal, que é quando o mercadoria é feita por diferentes modalidades de transporte. Por exemplo, um trecho de caminhão e outro de trem, e isso é previsto por diferentes contratos.
Já o multimodal, como o próprio nome diz, também são diversas modalidades, porém regidas por um só contrato de serviço. O transporte segmentado une vários contratos para diversos modais e o sucessivo, quando o transporte é feito pela mesma categoria, por um único contrato.
Os tipos de transporte modal variam muito de acordo com as regiões do mundo. Em ilhas, por exemplo, a logística acontece predominantemente por meio dos rios, mares e céus. Já em regiões interligadas por trens e metrôs, como a Europa, é nas ferrovias que o deslocamentos prevalecem.
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Em países muito grandes, o modal ferroviário é ideal. Porém, em casos como o Brasil, boa parte dos trilhos foram destruídos ou inutilizados. Nos Estados Unidos são quase 300 mil quilômetros de ferrovias. A China tem 124 mil, seguida da Rússia com um pouco mais de 87 mil.
Atualmente, já existem outros tipos de modais que estão revolucionando a logística de determinados segmentos. São elas as grandes protagonistas dessa era e prometem mudar ainda mais o setor de transportes. Confira.
Como o próprio nome já diz é uma nova forma de transportar produtos e serviços. Cursos, e-books, moedas virtuais fazem parte desse tipo de modal.
Esse tipo de novo modal usa a internet para navegação. Muito utilizada pela Tecnologia da Informação ele serve, sobretudo, para levar e trazer informações e dados em seus canais privados.