, , ,

Por que alguns animais têm olhos na frente e outros têm nos lados?

Veja exemplos de animais com visão frontal e lateral, entenda suas diferenças e características, vantagens e desvantagens de cada tipo

Todas as formas de vida as quais conhecemos hoje são fruto da adaptação às condições de sobrevivência. As características, bem como a capacidade de realizar determinadas ações, passaram pelo criterioso campo da evolução na Terra. Com isso, os órgãos, corpo e sentidos passaram por uma série de adaptações conforme cada espécie.

Por exemplo, a visão é um sentido bastante aguçado para alguns animais que sobrevivem da caça. Já para outros, ela serve para ajudar na locomoção. Até animais sem os olhos sabem diferenciar a presença ou ausência de luz, como as minhocas.

As aves e os mamíferos têm estruturas oculares mais complexas, capazes de capturar imagens detalhadas. Alguns insetos e animais marinhos possuem no lugar dos olhos, unidades fotorreceptoras que formam a imagem como um grande mosaico. Há bichos até com quatro olhos. Porém, os mais comuns são divididos em dois grandes grupos: os que possuem olhos na frente e nas laterais. Vamos conhecê-los mais a fundo.

Animais com olhos na frente

Por que alguns animais têm olhos na frente e outros têm nos lados?

Foto: depositphotos

Os olhos mais complexos e mais eficientes pertencem às aves e aos mamíferos. Eles conseguem ajustar a visão conforme as condições de luz e de nitidez.

As aves que praticam grandes voos são especialistas no assunto. Elas possuem olhos grandes, muitas vezes maiores que o cérebro, localizados na frente do rosto. O gavião, por exemplo, é capaz de ver objetos com mais nitidez que os humanos. Isso acontece tanto com longas distâncias, como com coisas muito próximas.

Quando os olhos são localizados na frente, eles formam uma imagem única no cérebro, que dá um campo de visão binocular. As corujas são assim. Isso facilita a caça durante à noite, pois os olhos delas podem até virar em órbita facilitando a localização das presas.

Entretanto, uma desvantagem desses animais com olhos frontais é que eles são alvo mais fácil para outros predadores justamente por não possuírem visão lateral, como outros animais que conheceremos agora.

Animais com olhos laterais

Por que alguns animais têm olhos na frente e outros têm nos lados?

Foto: depositphotos

A maioria dos peixes possui visão monocular, ou seja, cada olho vê uma coisa diferente. Por isso, em alguns casos, cada um gira para um lado a fim de localizar comida e predadores. Esses animais evoluíram com o passar dos milênios para adaptarem-se à escuridão das profundezas marinhas.

Outro animal que é famoso por essa característica é o camaleão. Ele não só tem olhos nas laterais como possui a capacidade de movimentá-los para áreas diferentes, isso o ajuda a fugir dos predadores com frequência, a caçar e acasalar.