Por que os irmãos mais velhos são considerados como mais inteligentes

Essa é uma polêmica antiga. A rixa entre irmãos é sempre fomentada por comentários sobre quem é mais bonito ou mais inteligente ou mais esperto. Enfim, não há limites para as brincadeiras entre ambos.

A verdade é que essas disputas levaram alguns cientistas a estudar as diferenças entre irmãos nascidos em anos diferentes. E os resultados são surpreendentes! Quer saber quais são? Descubra agora.

Vinte mil pessoas da Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra foram analisadas por pesquisadores da Universidade de Leipzig. O objetivo do estudo era descobrir se a ordem de nascimento de uma criança tinha influência sobre sua capacidade intelectual ou interferia na personalidade.

Os irmãos mais velhos são mais inteligentes?

A primeira conclusão que a investigação chegou é que essa ordem não interfere de modo algum na personalidade dos irmãos. Entretanto, no quesito inteligência, os irmãos mais velhos saíram na frente.

Por que os irmãos mais velhos são considerados como mais inteligentes

Foto: depositphotos

A maioria dos primogênitos se acha mais rápido para entender as coisas e tem uma compreensão maior de ideias abstratas, bem como um vocabulário mais incrementado.

Mas, quais são as causas dessa diferença? Os cientistas acreditam que os irmãos mais velhos são sempre considerados mais inteligentes por conta de um status social criado a partir da família, mas que nada tem a ver com características biológicas.

Mas nem tudo é um mar de rosas na vida de quem nasce primeiro. Em relação à saúde, são os mais novos os mais saudáveis. Vários estudos já revelaram que os primeiros filhos têm mais chances de desenvolver doenças como a diabetes do que os demais. Isso seria uma característica adquirida ainda no útero da mãe mas também devido aos cuidados excessivos aos quais são submetidos os primeiros filhos.

Ordem de nascimento influencia a sexualidade

Outra caraterística que diferencia os irmãos seria em relação à sexualidade. Os últimos têm mais chances de serem homossexuais. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno se daria por conta da atração que os irmãos mais velhos despertariam nos mais novos.

Uma das respostas também seria biológica, pois quando a mulher está grávida de um menino ela produz uma proteína que ajuda na formação dos órgãos genitais masculinos. Uma vez produzida durante uma gestação, a mãe desenvolveria anticorpos. Em uma gestação seguinte, esses anticorpos voltariam a aparecer mais rapidamente do que da primeira vez e influenciaria diretamente na opção sexual.

As pesquisas foram divulgadas pela BBC, que também lembrou que fatores como inteligência e sexualidade são determinadas por uma série de ligações e não somente pela ordem de nascimento. Devem ser levados em consideração os fatores genéticos, idade da mãe e outras inúmeras influências.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.