,

Quilópodes: conheça esses pequenos carnívoros venenosos

Quilópodes é uma palavra grega que significa “quilo”=”mil” e “podos”=”patas”. Ou seja, é um grupo de animais que possuem a característica de terem grandes quantidades de pernas articuladas.

Os quilópodes são pequenos, no geral medem de 2 a 7 cm de comprimento e possuem um corpo composto por vários “anéis” interligados, apresentando um par de pernas por segmento. Essas pernas são, geralmente, entre 15 e 191 pares, dependendo da espécie e do tamanho de cada quilópode. Mas o número de pares é sempre ímpar.

Os grupos de animais que representam os quilópodes são as centopeias e lacraias. Atualmente existem quase 3 mil espécies de quilópodes.

Quilópodes: conheça esses pequenos carnívoros venenosos

Foto: depositphotos

Alimentação

Os animais quilópodes são carnívoros e se alimentam de pequenos artrópodes, vermes, insetos, como: besouros, larvas, minhocas, e até alguns pequenos vertebrados, como: pássaros e ratos. A digestão deles acontece por um tubo que tem início na boca e termina no ânus.  Já o sistema excretor dos quilópodes possui duas estruturas que filtram os líquidos corporais. Elas recebem o nome de Malpighi e apresenta uma ou duas aberturas para realizar a excreção.

Defesa

Eles também possuem ferrões com venenos, podendo ser mortal para algumas espécies de animais e causando fortes dores e alergias para os seres humanos.

Habitat

O habitat dos quilópodes é principalmente em locais escuros e úmidos. Normalmente eles são encontrados embaixo de pedras, troncos, cascas de árvores, principalmente aquelas que estão em processo de apodrecimento, entulho de lixo e nas redes de esgoto. A maioria possui vida noturna e vive na zona entremarés.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.