,

Saiba quem são os principais poetas norte-americanos

Entre eles está Edgar Allan Poe, conhecido por seus contos de mistério e terror

A produção literária nos Estados Unidos tornou-se expressiva após a Declaração da Independência, em 1776, alcançando a sua solidificação em 1783. Inicialmente ligado ao movimento romântico europeu, o texto poético produzido nos Estados Unidos passou por outras fases, como a rebeldia e o encantamento com as grandes cidades, a partir dos anos 60.

A literatura produzida no Canadá, em seus primórdios, buscou retratar a luta dos colonizadores em território inóspito. Com a industrialização do século XX, a literatura canadense tornou-se mais ligada às correntes internacionais.

Neste artigo, conheceremos os principais poetas norte-americanos.

Principais poetas norte-americanos

A poesia norte-americana sofreu grande influência do movimento romântico europeu

Entre os principais poetas estão: Edgar Allan Poe e T.S. Eliot (Foto: depositphotos)

Confira a seguir alguns dos principais poetas norte-americanos:

Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um poeta e crítico literário nascido em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Integrante do movimento romântico estadunidense, Poe é mundialmente conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro. Sua obra envolve diversos gêneros, como ficção de terror, aventura, ficção científica e ficção policial.

Em sua obra poética destacam-se os seguintes títulos: “Poetry”, “O, Tempora! O, Mores!”, “A Dream”, “The Lake”, “Spirits of the Dead”, “To Margaret”, “Lenore”, “The Raven” e “Annabel Lee”.

Elizabeth Bishop

Elizabeth Bishop foi uma escritora nascida em Worcester, Massachusetts, Estados Unidos. É considerada uma das mais importantes poetisas do século XX em língua inglesa. Algumas de suas obras mais importantes são “North & South”, “The Complete Poems”, “Geography III”, dentre outras.

E.E. Cummings

Edward Estin Cummings, mais conhecido pela abreviação E. E. Cummings, foi um poeta, pintor, ensaísta e dramaturgo norte-americano. É considerado um dos principais inovadores da linguagem da poesia e da literatura do século XX.

Dentre a sua obra estão os seguintes títulos: “À atemporalidade e ao tempo igual”, “A voz dos teus olhos”, “Amo você”, “Chamar a si todo o céu com um sorriso”, “Mergulha nos Sonhos”, “Morrer tudo bem”, “O Primeiro de todos os meus sonhos” e “Nalgum lugar em que eu nunca estive”.

Ezra Pound

Ezra Pound foi, ao lado de T. S. Eliot, uma das maiores figuras do movimento modernista da poesia do início do século XX nos Estados Unidos. Seu primeiro livro de poemas, intitulado “A Lume Spento”, foi publicado em Veneza em 1908. Dentre a sua obra destacam-se “Personae e Exultations”, “Homage to Sextus Propertius”, “Cantos” e “Ripostes”.

T.S. Eliot

T.S. Eliot foi um poeta modernista, dramaturgo e crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura no ano de 1948. Dentre a sua obra estão os seguintes títulos: “The Love Song of J. Alfred Prufrock”, “The Waste Land”, “The Hollow Men” e “Four Quartets”.

Saiba quem são os principais poetas europeus

Margaret Atwood

Margaret Atwood é uma reconhecida romancista, poetisa e contista canadense. Vários de seus poemas têm inspiração em contos de fadas europeus e mitologias euroasiáticas. Sua obra poética inclui os seguintes títulos: “Double Persephone”, “The Circle Game”, “Expeditions”, “Power Politics”, “You Are Happy”, “Love songs of a Terminator” e “Interlunar”.

Walt Whitman

Walt Whitman foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como “o pai do verso livre”. Dentre as suas obras estão “Leaves of Grass: Song of Myself”, “Passage to India”, “November Boughs” e “Complete Poems and Prose of Walt Whitman”.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.