América do Norte

O subcontinente pertencente às Américas é composto pelos países Canadá, México, Groenlândia e Estados Unidos da América, limitando-se, ao sul, com a América Central…


O subcontinente pertencente às Américas é composto pelos países Canadá, México, Groenlândia e Estados Unidos da América, limitando-se, ao sul, com a América Central (na fronteira entre o México, Guatemala e Belize), norte, com o Oceano Glacial Ártico, leste com o Oceano Atlântico e oeste com o Pacífico. O Canadá e os Estados Unidos estão inseridos no grupo dos países mais importantes política e economicamente falando.

Ainda no subcontinente, na região norte, pertencente ao Canadá, existem várias ilhas, além da maior ilha do mundo – a Groenlândia – que pertencem à Dinamarca. Além disso, outras ilhas fazem parte do Continente Americano, mas pertencem a outros países, como por exemplo as Bermudas, que pertencem ao Reino Unido, e o território ultramarino de Saint Pierre et Miquelon, que pertence à França.

América do Norte

Foto: Reprodução

Geografia

O relevo do subcontinente apresenta extensas cadeias montanhosas, além de três regiões de planícies. O Grand Canyon, por sua vez, um grande desfiladeiro originado pelo rio colorado, em alguns pontos pode chegar a uma profundidade superior aos 1600 metros. Na costa recortada, a América do Norte apresenta penínsulas importantes como a da Califórnia, da Flórida e de Yucatã.

A Península da Califórnia, apesar de pertencer ao continente Americano, está localizada sob a placa Tectônica do Pacífico, que se desloca em sentido contrário à Norte-americana. Isso faz com que alguns cientistas acreditem que um dia a Península da Califórnia não fará mais parte do continente. Isso explica, ainda, a grande quantidade de terremotos que acontecem na região, que são provocados pelo atrito entre as placas.

Clima e biodiversidade

Com um território bastante extenso, a América do Norte possui uma grande variação de temperatura. Nas regiões mais ao norte do Canadá e no Alaska, o clima é muito frio, e o solo é coberto de neve durante todo o ano em algumas regiões. Em regiões dos Estados Unidos e do México, mais ao sul, encontram-se alguns desertos, como o Deserto de Sonora e o Deserto do Vale da Morte.

Destacam-se, entre as floras, a tundra – no Canadá -, a taiga e a floresta das coníferas – mais ao sul-, e as estepes e pradarias – ao centro do continente-. No norte do México e em parte das Cadeias Ocidentais, predomina vegetação típica do deserto. Ocorre ainda a ausência de vegetação nas regiões onde as temperaturas são muito baixas.

A fauna do subcontinente é semelhante às das regiões setentrionais da Europa e da Ásia. Existem grandes mamíferos, como os ursos – em várias espécies-, o carneiro do Rochosos, o bisão, o boi musqué e o wapiti. Ao extremo norte, o urso polar é o principal animal carnívoro e, em regiões mais quentes, existem ainda alguns répteis venenosos, como a serpente coral.


Reportar erro