As principais organizações terroristas

As práticas terroristas têm sido exercidas por denominações políticas, grupos nacionalistas e facções religiosas. Conheça os principais grupos desse tipo


O termo “terrorismo” ainda é controverso, pois não há uma definição oficial aceita internacionalmente, uma vez que alguns grupos são considerados terroristas por alguns países e não por outros. No entanto, pode-se considerar como terrorista todo e qualquer ato sistematicamente violento a fim de alcançar um determinado objetivo político.

O terrorismo no mundo

A atuação dos grupos terroristas no mundo pode ocorrer por meio de sequestros, ataques aéreos, assassinatos, atentados a lugares públicos e privados, entre outras formas.

Em sua maioria, as práticas terroristas têm sido exercidas por denominações políticas, grupos nacionalistas e facções religiosas. Tais organizações negam o uso do terror como prática para alcançar os seus objetivos e se auto definem com palavras como “movimento”, “liberdade”, “união”, dentre outras.

As principais organizações terroristas

Foto: Magharebia/ Creative Commons

Os maiores grupos terroristas da atualidade

  • Ansar al Islam – Organização terrorista do Iraque, conhecida como uma filial da Al-Qaeda. Utilizam a tortura e espancamentos ao interrogar prisioneiros, além da decapitação.
  • Talibã – O grupo Talibã (palavra derivada de “estudantes”) é a organização que atua no Paquistão e no Afeganistão, tendo os universitários como membros mais influentes. Este grupo comandou o Afeganistão desde 1996 até 2001, quando os EUA invadiram o país após os atentados às torres gêmeas. Trata-se do grupo terrorista campeão no uso de homens-bomba, com média de 100 atentados por ano.
  • Al-Qaeda (“A base” em árabe) – Trata-se de uma organização fundamentalista islâmica internacional fundada no ano de 1989, por Osama Bin Laden. Tornou-se o grupo terrorista mais conhecido do mundo, principalmente devido aos atentados às torres do World Trade Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 11 de setembro de 2001. Esta organização terrorista é formada, em grande parte, por muçulmanos fundamentalistas e possuem o objetivo de acabar com a influência ocidental sobre o mundo árabe. Não é possível contabilizar o seu estoque bélico, uma vez que possuem uma infraestrutura gigantesca, com sede em vários países.
  • Hezbollah – Este grupo terrorista surgiu da guerra civil libanesa de 1982 e é considerado o maior inimigo de Israel e países árabes sunitas.
  • Hamas – Fundado em 1987, o Movimento de Resistência Islâmica não é considerado um típico grupo terrorista por alguns analistas, porém é temido e assim classificado pela maioria das organizações internacionais e Estados. Conhecido pelos terroristas suicidas, este grupo foi fundado com o objetivo de lutar pela criação de um Estado Palestino. A organização possui partido político, entidade filantrópica e, desde 2007, governa os territórios palestinos da Faixa de Gaza. Os países que apoiam o Hamas, como Turquia e Qatar, consideram o grupo como uma frente política legítima.

Reportar erro