Como ocorre a escolha de um papa?

Após a morte ou renúncia do papa, todos os cardeais do mundo que tiverem menos de 80 anos devem viajar até o Vaticano para participarem de uma reunião


Autoridade máxima dentro da igreja católica, a figura do papa tem extrema importância na vida dos religiosos.

De acordo com a crença, ele é o sucessor de São Pedro, pai do templo cristão. Os católicos acreditam que Jesus enviou São Pedro com a missão de “chefiar” a igreja.

O papa costuma viajar o mundo inteiro, passando por diversos países com a missão de levar a palavra de Deus e as crenças católicas. Ele também costuma falar sobre a paz, o amor ao próximo, caridade, respeito, direitos humanos e harmonia.

A figura do papa é uma das mais antigas e duradouras do mundo. Na Idade Média, serviram como uma espécie de  mediador entre os monarcas. Isso evitou que diversas guerras fossem iniciadas pela Europa.

Como ocorre a escolha de um papa?

Foto: depositphotos

Quando alguém deixa de ser papa

Normalmente, um papa só deixa de assumir essa função quando morre ou caso porte alguma enfermidade que o impeça de continuar no papado.

Há também casos de renúncias, quando o papa desiste da função.  As únicas circunstâncias para que a abdicação seja algo válida é que ela seja realizada de forma livre e manifestada adequadamente.

Existem pouquíssimos casos de papas que renunciaram o papado. O mais famoso é o caso do papa Bento 16, que desistiu do posto em 2013.

Bento 16 se tornou o primeiro papa a renunciar desde o papa Gregório 7, em 1415. Foi também o primeiro a abdicar do cargo sem nenhuma pressão externa desde 1294, no ano do papa Cesletino 5.

Como se escolhe um novo papa

Após a morte ou renúncia do papa, todos os cardeais do mundo que tiverem menos de 80 anos devem viajar até o Vaticano para participarem de uma reunião em portas fechadas.

Essa assembleia, que leva o nome de conclave, é feita para que os cardeais possam votar para eleger quem assumirá a função do papa. Quando o novo é eleito, ele recebe um nome especial.


Reportar erro