Conheça o significado da bandeira de Barbados

A bandeira de Barbados é formada por duas listas verticais azuis separadas por uma dourada, que contém um tridente negro


Barbados é um país localizado no leste da América Central, no arquipélago das Pequenas Antilhas. A sua bandeira nacional se destaca pelo desenho de um tridente em seu centro, entre duas faixas verticais.

Antes de conhecermos o significado da bandeira de Barbados, abordaremos as características deste país.

História e características de Barbados

Localizado na região ocidental do Atlântico Norte, Barbados é o país mais oriental do Caribe. O país insular soberano das Pequenas Antilhas figura na lista das dez nações mais densamente povoadas do mundo, com 679 habitantes por quilômetro quadrado.

Conheça o significado da bandeira de Barbados

Foto: depositphotos

Foi descoberto por navegadores espanhóis no final do século XV; em 1624, o primeiro navio inglês a deslocar-se para a região, o Olive Blossom, chegou ao país, tomando posse em nome do rei James I. Barbados transformou-se em uma colônia britânica em 1627, com a chegada dos primeiros colonos permanentes à região.

Se tornou um estado independente e Reino da Comunidade de Nações, em 1966.

Com uma população composta majoritariamente por ascendentes africanos, Barbados é considerada uma parte do Caribe, sendo uma das ilhas mais desenvolvidas da região, com um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Devido às suas inúmeras belezas naturais, o país atrai milhares de turistas, sendo essa a principal fonte econômica do país insular.

Descrição e significado da bandeira de Barbados

Adotada em 30 de novembro de 1966, a bandeira nacional de Barbados é formada por duas listas verticais azuis separadas por uma dourada, que contém um tridente negro. A bandeira é de tipo nacional, uso civil em terra e mar, estatal e militar em terra.

De proporção 2:3, apresenta as cores azul escuro, amarelo e preto.

A bandeira de Barbados está dividida nos seguintes significados:

Tridente negro

O tridente negro simboliza a independência de Barbados do Reino Unido, sendo cada uma das suas pontas representa um dos pilares da democracia.

O tridente de Netuno, rei dos mares, também apresenta outro simbolismo, mostrando que a economia de Barbados depende basicamente da pesca.

Cor azul

A cor azul da bandeira nacional de Barbados representa o oceano e o céu.

Dourado

O dourado da bandeira de Barbados simboliza as areias do país.

História da bandeira de Barbados

Entre os anos de 1855 e 1958, Barbados utilizou um selo que apresentava uma figura de pé em uma carruagem, puxada por dois cavalos-marinhos e segurando um tridente. Naquela época, o tridente representava a soberania da Grã-Bretanha sobre os mares. Em 1958, Barbados recebeu um novo brasão, o mesmo que ainda está em utilização nos dias atuais.

Com a independência de Barbados das Índias Ocidentais, em 1966, o país recebeu a sua bandeira nacional atual, criada por Grantley W. Prescod. Prescod teve o seu projeto selecionado entre 1.029 inscrições, em um concurso realizado pelo Governo de Barbados.


Reportar erro